Site icon Tribuna de Minas

JF recebe mais 7.578 doses de vacina contra o coronavírus

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu mais 7.578 doses de vacinas Coronavac para imunização contra a Covid-19 nesta quinta-feira (11). Os imunizantes foram entregues pela Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF), que recebeu a terceira remessa de imunizantes nesta quarta. Segundo a Secretaria de Saúde, 15.346 pessoas já receberam a primeira dose na cidade, e 2.169 receberam as duas vacinas.

Das 7.578 doses, 5.240 serão utilizadas na aplicação da primeira dose em idosos acima de 90 anos. Conforme a PJF, esta parcela é referente à metade das 10.480 doses que serão destinadas pela SRS ao município. O restante – outras 5.240 doses – será recebido dentro do prazo de 15 dias, para ser designado à aplicação da segunda dose para os idosos que receberem a primeira vacina a partir desta quinta.

PUBLICIDADE

Já os 2.338 imunizantes que completam a soma recebida nesta quinta são destinados à aplicação da segunda dose em trabalhadores da saúde que já foram vacinados com outras doses de Coronavac recebidas anteriormente. Esse montante faz parte da segunda remessa enviada a Juiz de Fora no dia 1º de fevereiro.

Neste momento, as equipes de vacinação estão trabalhando em diferentes frentes de atuação: realização da imunização da primeira doses nos estabelecimentos ainda não atendidos; aplicação da segunda dose nos trabalhadores da saúde já imunizados anteriormente; realização do pré-cadastro de idosos acima de 90 anos, assim como estruturação da logística para vacinação desses idosos. A intenção da pasta é imunizar 100% dos idosos acima de 90 anos residentes na cidade.

PUBLICIDADE

Diferente de outras campanhas de vacinação que ocorrem diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a imunização contra o coronavírus, neste primeiro momento, está sendo realizada pelas equipes de vacinação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), que vão até os locais para realizar a ação. A vacinação é feita através de uma lista nominal. Para conferir mais segurança e confiabilidade ao processo, a PJF está utilizando a plataforma Busco Saúde, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os idosos acima de 90 anos devem realizar o pré-cadastramento, exclusivamente, através do site da PJF. Até o momento, 1.965 já se cadastraram. O preenchimento é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, e-mail, idade e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas. Os idosos que estiverem acamados, a secretaria entrará em contato.

PUBLICIDADE

Confira quem já foi imunizado com ao menos uma dose

– Equipes de vacinação atuantes na campanha;

– Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);

PUBLICIDADE

– Trabalhadores de saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes com Covid-19;

– Trabalhadores de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs);

– Pessoas com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas), maiores de 18 anos;

– Trabalhadores e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19;

– Trabalhadores da área de saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam coleta de amostras de Covid-19;

– Trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAs e PAs).

Exit mobile version