A mineradora Nexa Resources, antiga Votorantim Metais, responsável por barragens de resíduos industriais em Juiz de Fora, informou, na manhã desta terça-feira (11), que a simulação de emergência de evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) prevista para acontecer em Igrejinha, na quinta-feira (13), e no Bairro Benfica, no domingo (16), foi adiada. A medida foi tomada após solicitação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que estão recebendo um grande volume de ocorrências em razão das fortes chuvas dos últimos dias. A decisão, segundo a assessoria de imprensa da Nexa, foi tomada considerando o decreto de emergência de Juiz de Fora. A empresa afirmou, em nota, que está trabalhando em conjunto com os órgãos competentes para definir uma nova data para efetuar a simulação.
Além disso, a Nexa reforçou que as barragens estão seguras e o monitoramento dos níveis das suas estruturas segue sendo feito de forma integral. “Temos acompanhado e monitorado o cenário das fortes chuvas que atingem todo o estado de Minas Gerais. Cada uma das nossas estruturas são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, tendo um amplo sistema de câmeras, inspeções periódicas e monitoramento por instrumentos, como piezômetros e medidores de nível d’água, além de outros indicadores importantes que contribuem para atestar a estabilidade contínua das barragens.”
Exercício de simulação
A simulação, de acordo com a empresa, está prevista em lei e tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção, além de orientar pessoas que moram próximo à Região Norte da cidade, onde estão localizadas as barragens. No início de dezembro do ano passado, foram instaladas placas de rotas e pontos de encontro em Benfica e região para informar e indicar à população sobre qual caminho deverá ser seguido durante o exercício de simulação.
O exercício de simulado de evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS), segunda a Nexa, pretende ampliar a cultura de prevenção e segurança, além de orientar a população sobre como agir em caso de emergência. A atividade que faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens (PAEB), em atendimento às legislações vigentes. Nele, são testados o sistema de comunicação em massa (sirenes e/ou carros de som), a localização dos pontos de encontro e os trajetos sinalizados até eles (rotas de fuga).
Para mais informações ou dúvidas, a população pode encaminhar para a equipe de gestão social por meio do telefone (32) 99974-4993 ou no e-mail: flaviane.soares@nexaresources.com.