Dando início a programação oficial, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou, nesta sexta-feira (10), a “Árvore da Vida”, em memória às vítimas de Covid-19 no município. De acordo com o boletim epidemiológico, 2.076 pessoas haviam perdido a vida em decorrência da doença provocada pelo coronavírus. Segundo a Prefeitura, cada ponto de led que decora a árvore representa cada uma das pessoas que faleceram devido a Covid-19 na cidade. Nas últimas 48 horas, não foram registrados novos óbitos.
A árvore fica próxima ao Viaduto Augusto Franco, na Rua Ângelo Falci. A inauguração contou com a presença de familiares das vítimas. Entre eles, duas personalidades, o empresário José Carlos Passos, mais conhecido como Zé Kodak, representado pelo sobrinho Gustavo Passos; e o médico e presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges, representado pelo irmão, Jésus Borges. Os dois faleceram em fevereiro deste ano. “Pessoas visionárias, uma na saúde e outra na alegria”, destacou o secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra.
“Natal é época em que as pessoas festejam a vida. Estamos fazendo isso neste momento, honrando a memória das pessoas que não estão mais com a gente. Essa árvore representa a luta da cidade. Representa a superação, que ainda não está dada, mas pela qual esperamos. A memória dos que se foram é parte de quem somos. Ela nos constitui, nos move, nos comove, mas não nos paralisa. Por isso, vamos adiante juntos”, afirmou a prefeita Margarida Salomão (PT), durante a inauguração das luzes da “Árvore da Vida”.
Segundo o cronograma divulgado pela Prefeitura, a ornamentação especial de outras duas árvores está prevista para acontecer na próxima semana: a “Árvore da Esperança”, no Mirante do São Bernardo, que será inaugurada na próxima quinta-feira, às 19h; e a “Árvore do Futuro”, na Praça da Estação, que será iluminada a partir da próxima segunda-feira. No calendário de Natal da Prefeitura ainda estão previstas duas apresentações do Coral da Cesama, além da visita do Papai Noel por bairros da cidade entre os dias 11 e 23 de dezembro.
Chegada do Bom Velhinho
Para este sábado, o calendário divulgado pela Prefeitura prevê a chegada do Papai Noel à cidade, que vai desfilar em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Juiz de Fora, a partir das 10h. O trajeto já está definido, e o comboio passará pelas seguintes vias: Avenida Brasil; Rua Benjamin Constant; Avenida Getúlio Vargas; Avenida Itamar Franco; e a Avenida Barão do Rio Branco, passando pela Praça do Bom Pastor e retornando até o Bairro Manoel Honório. Duas paradas estão programadas, uma no Largo do Riachuelo e outra na Praça Antônio Carlos.
Também neste sábado acontece a inauguração da árvore de Natal do Espaço Cidade, situado em frente ao Paço Municipal, no Parque Halfeld. Durante o evento, será realizada distribuição gratuita de livros e materiais sobre Juiz de Fora. No mesmo horário, o Parque Halfeld recebe a “Feira de artesanato, natal e economia solidária”. A feira vai funcionar de terça a sábado, até o dia 23, a partir das 10h. Durante a semana, a feira se encerra às 18h e, no sábado, termina às 14h.