O projeto, desenvolvido pelo grupo “Matilha cães na praça” em parceria com a Prefeitura, foi inspirado em modelos de parques caninos criados no Rio de Janeiro e Distrito Federal. A iniciativa visa a cercar os canteiros já existentes nas praças com grades e dentro do espaço implantar bancos, lixeiras, além de um portão. Assim, a ideia é oficializar espaços que já são usados pelos pets e seus donos, como a praça do São Mateus, e delimitá-los. O objetivo é respeitar os donos dos animais, que desejam promover a socialização com segurança de seus bichos, além de respeitar as pessoas que não possuem animais e desejam utilizar o ambiente.
Para que o espaço seja utilizado de forma correta, os donos dos animais precisarão cumprir determinadas regras de convivência, como recolher as fezes dos pets e manter a limpeza do ambiente, dentre outras.
Paralelamente à instalação dos parques nas praças, a iniciativa será levada ao Canil Municipal. Segundo a Prefeitura Juiz de Fora será a primeira cidade no estado a implantar a ideia.
O encontro desta sexta-feira contou a participação do Deputado Noraldino Júnior, representantes da Empav, Demlurb, integrantes do grupo “Matilha cães na praça”, dentre outros.