Estimular a mudança de hábito da população e evitar a proliferação do Aedes aegypti. Esses são os objetivos do mutirão contra a proliferação do mosquito, previsto para ser realizado neste sábado (11) nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) dos bairros Granjas Bethânia, Zona Nordeste, e Teixeiras, Zona Sul. Agentes de saúde e de endemia atuarão nos bairros com ações de conscientização e informando sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo Aedes, como a dengue, a zika, a chikungunya e a febre amarela.
“Nosso objetivo é conscientizar a população e chamar atenção para o risco de proliferação do Aedes”, pontua Luiza Aparecida, agente de combate a endemias da Zona Nordeste. Conforme Luiza, a equipe de endemias da região vai seguir um levantamento sobre residências onde pode haver criadouros do mosquito para visitar as casas, e a atuação vai acontecer das 8h às 14h. “Vamos visitar algumas casas onde já foram levantados problemas que ainda não foram resolvidos. Fizemos também uma parceria com a Associação de Moradores do Bairro Granjas Bethânia e vamos ter caminhões recolhendo entulhos e materiais que podem se tornar possíveis criadouros.” Além da vistoria nas residências, haverá panfletagem nas ruas.
No Bairro Teixeiras, a ação acontece na Uaps, das 9h às 13h. Além das informações sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti, haverá distribuição de plantas, apresentação de animais peçonhentos, panfletagem e jogos educativos para as crianças. “Essa ação contra o Aedes é para que a comunidade tenha adesão à consciência da importância da manutenção de um ambiente mais limpo e saudável. Queremos mostrar que tirar dez minutos uma vez por semana para limpar e verificar os possíveis criadouros e colocar o lixo doméstico são ações simples e que podem diminuir o impacto das doenças causadas pelo mosquito”, explica o agente de combate a endemias da Uaps, João Cláudio da Silva.
Os profissionais destacaram que a vacinação contra a febre amarela também prevista para a manhã deste sábado (11) em todas as Uaps do município, funcionará normalmente nas duas unidades.