Site icon Tribuna de Minas

Radar volta a operar na União e Indústria

PUBLICIDADE
APESAR DE já estar em funcionamento, radar na Estrada União e Indústria está encoberto por vegetação FERNANDO PRIAMO

A LMG-874, mais conhecida como Estrada União Indústria, voltou a ser fiscalizada por radares. Os dispositivos estão instalados no km 0,5, na altura das Granjas Bethel, região Sudeste, e monitoram ambos os sentidos de fluxo. Eles fazem parte de um conjunto de 11 pontos novos ou que voltaram a ter fiscalização de velocidade em rodovias do Governo estadual. Por questões burocráticas envolvendo o processo licitatório, estas estradas estavam com os radares desativados desde outubro de 2014. A reativação se deu a partir de outubro deste ano.

Ao todo, já são 96 pontos monitorados, com previsão de chegar a 393, conforme o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Antes da licitação, eram 240. O radar da União e Indústria é considerado essencial para moradores do entorno. Um deles, o barrageiro José Carlos Fuzário, 52 anos, disse que as imprudências no trecho são muitas, colocando a vida dele e dos seus vizinhos em risco. “Ligaram há cerca de duas semanas. Antes tinha muito excesso de velocidade e motociclistas imprudentes. Infelizmente, para fugir da fiscalização, eles ainda passam pela contramão.”

PUBLICIDADE

Além da LMG-874, o departamento reativou os equipamentos em estradas de Rochedo de Minas, Coronel Pacheco e Piraúba (ver quadro). Todos estão com velocidade máxima permitida de 60 quilômetros por hora e, conforme o DER/MG, o funcionamento será em caráter educativo até o dia 12 de dezembro.

 

PUBLICIDADE

De acordo com o tenente Jader Augusto Oliveira, comandante do Pelotão de Trânsito Rodoviário da Polícia Militar, são esperados novos pontos de radares em breve. Segundo ele, o DER/MG iniciou a preparação das hastes para receber os dispositivos em trechos de estradas da região. Entre elas, ele destaca a MG-353, kms 68 e 69 (entre Juiz de Fora e Coronel Pacheco), e MG-133, km 144 (Coronel Pacheco).

PUBLICIDADE

Na sua avaliação, os equipamentos servem para potencializar os trabalhos de prevenção da polícia, sobretudo no fim de ano, quando o fluxo aumenta nas estradas da região. “Traz mais segurança para motoristas e moradores do entorno. Os radares estão em trechos com altos índices de acidentes. Sem contar que a própria característica das vias, muitas sinuosas, exigem atenção redobrada dos condutores.”

O departamento não informou onde os novos radares serão colocados e quantos estarão na região. Desde outubro, já foram religados ou instalados dispositivos na MG-133, kms 14,9 e 16 (Tabuleiro); MG-447, kms 4 e 8,5 (Ubá); MG-448 km 0,1 (Mercês); MGC-265, kms 135,8, 136 148 (Mercês); MG-338, km 13,6 (Barbacena).

PUBLICIDADE
Exit mobile version