Três armas de fogo e cerca de 50kg de maconha foram apreendidos durante ação do Grupo Especial de Patrulhamento em Área de Risco (Gepar) da Polícia Militar, no início da madrugada desta sexta-feira (9), no Bairro São Benedito, na Zona Leste de Juiz de Fora. A manobra foi desencadeada na Rua Noêmia Egídia dos Santos e resultou na detenção de dois jovens.
As equipes do Gepar e do Tático Móvel passavam pela via, quando avistaram um rapaz de 20 anos saindo de um imóvel já identificado como ponto de tráfico de drogas. Ele foi abordado e flagrado com uma grande bucha de maconha. Ao ter o documento solicitado, o jovem disse que só ele poderia buscá-lo, pois estava dentro de um armário trancado. Ele demonstrou nervosismo, e os militares acabaram localizando uma pistola 765, com dois carregadores, dentro de uma mochila achada no guarda-roupa, além de várias barras de maconha. A varredura no imóvel continuou, e outros tabletes da droga foram encontrados escondidos dentro do sofá, totalizando 46 unidades.
Conforme a PM, o traficante que seria responsável pelo material não foi localizado. Ele teria conseguido escapar porque a casa conta com um circuito interno de monitoramento que estava direcionado para a via pública, possibilitando acompanhamento da movimentação externa. A polícia ainda encontrou um buraco no muro da residência, por onde os suspeitos realizariam as fugas. Um adolescente, 17, estava escondido em um vão de escada e também foi apreendido. Já do outro lado do muro, a polícia encontrou uma pochete com um revólver calibre 38. Uma espingarda também foi achada no local. Ainda foram recolhidos cerca de 30 munições, pé de maconha, pedras de crack e papelotes de cocaína.
De acordo com a PM, os suspeitos detidos acabaram confessando que o traficante havia fugido momentos antes de a polícia entrar na casa. Ele foi identificado, mas não foi preso. Os jovens detidos foram levados para a 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha.
Segundo a PM, o Gepar foi desenvolvido pelo 2º Batalhão e, atualmente, faz patrulhamento nos bairros São Benedito e Vila Olavo Costa, considerados zonas quentes de criminalidade.