Site icon Tribuna de Minas

PJF confirma mais três mortes por Covid-19, e total vai a 241

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou, nesta sexta-feira (9), mais três falecimentos por Covid-19. Com a atualização, a cidade já perdeu 241 de seus moradores para a pandemia. Somente neste mês, entre 1° e 9 de outubro, já foram 19 óbitos ocorridos. O alto índice de mortes, inclusive, foi o que barrou o avanço do município à onda verde do programa Minas Consciente, definição fixada em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 nesta quinta-feira. Conforme dados epidemiológicos disponibilizados pela Prefeitura, a atual taxa de mortes pela doença no município é maior que a média estadual. Atualmente, o índice de Juiz de Fora é de 36,5 óbitos para cada cem mil habitantes.

De acordo com o boletim desta sexta, uma das novas vítimas tem 42 anos e faleceu na nesta quinta. Conforme a Secretaria de Saúde, ela não tinha doenças prévias relatadas. As duas outras pacientes são idosas. Uma senhora de 90 anos faleceu nesta sexta. Ela tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, doença neurológica crônica e doença renal cônica. A outra tinha 86 anos, e foi a óbito na última quarta. Ele tinha doença neurológica crônica. Conforme especialistas em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para evolução da doença. Há ainda, segundo o boletim, uma morte, cuja causa pode estar relacionada à Covid-19, em investigação.

PUBLICIDADE

O levantamento atualizado apontou ainda que, em um dia, o município atestou 70 novos diagnósticos de coronavírus. Com isso, já chega a 6.397 o número de confirmações na cidade desde o início da pandemia. Em relação às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram novos 149 registros em relação a esta quinta. No total, Juiz de Fora já contabilizou 23.256 casos suspeitos.

Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que, até a última terça, 5.810 dos casos confirmados eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.

PUBLICIDADE

Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

Taxa de ocupação UTI é de 75%

Informações disponibilizadas pela Prefeitura mostravam que, até por volta das 18h desta sexta, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 75,82%. Do total de 273 leitos disponíveis, 207 estavam ocupados. Destes, 65 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação era de 76,30%.

PUBLICIDADE

Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 61,19% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.394 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de JF, 853 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 86 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19.

Em sua totalidade, a cidade tinha 151 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial não apontava a taxa de isolamento social na cidade nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE
Exit mobile version