Uma campanha online pede a autorização para a abertura da pista central da Avenida Rio Branco para pedestres durante a tarde do dia 20 de setembro, domingo. Intitulada “Avenida do Lazer”, a reivindicação, do grupo Mobilicidade, tem o objetivo de incentivar o lazer com a promoção de atividades culturais e esportivas gratuitas no espaço. A intenção é abrir a via entre as ruas Santa Rita e Floriano Peixoto, no Centro, de meio-dia às 17h. Até o início da noite desta quarta-feira (9), 289 pessoas já haviam assinado um abaixo-assinado criado no site change.org, que pede a autorização da Prefeitura para a realização do evento.
Conforme o coordenador do grupo, Guilherme Mendes, a ideia surgiu há alguns anos e, desde que a atual gestão tomou posse, várias conversas sobre a possibilidade de realização do evento foram realizadas. “A Settra sempre informa sobre as dificuldades, principalmente em função dos agentes que precisam ficar disponíveis e problemas no trânsito. Mas percebemos que a avenida vem sendo usada para diversos eventos e desfiles, e acreditamos que é viável abri-la para a população.” Ele lembra que a Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, tem sido aberta para as pessoas, e a intenção é trazer a iniciativa para cá. “O centro da cidade é carente de áreas de lazer, e locais como UFJF e Parque da Lajinha dependem de transporte. Nossa intenção é permitir o uso do espaço por pedestres e ciclistas, realizar oficinas sobre comportamento no trânsito e utilizar o espaço com brincadeiras. Convidamos a população a ocupar o local de uma maneira melhor.” Ainda conforme Guilherme, o abaixo-assinado pretende mostrar para a Prefeitura que a população apóia a ideia.
Por meio de assessoria, a Settra informou que, conforme já foi conversado com os organizadores, a Prefeitura apóia a iniciativa de se fazer uma rua de lazer e, inclusive, já está trabalhando para que haja uma primeira experiência, muito em breve. “Também como já foi informado, no dia 20 haverá uma corrida rústica e a Prefeitura não conta com equipes para apoiar os dois eventos”, diz a nota. Entre as principais dificuldades, conforme a assessoria, estão questões de logística e segurança, pelo fato de serem eventos de grande porte.
Conforme Guilherme, a ideia era exatamente aproveitar a realização da corrida para ter apoio na realização do projeto. O evento esportivo está programado para as 8h, na Avenida Francisco Valadares, no Bairro Vila Ideal, Região Sudeste.