A Prefeitura de Juiz de Fora informou que, devido à falta de repasse de novas doses por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a vacinação contra a Covid-19 com as doses monovalentes para a população maior de cinco anos está temporariamente suspensa. A PJF garantiu que a vacinação será regularizada assim que novos carregamentos de imunizantes forem recebidos.
A professora Mariana Dias foi uma das pessoas que não conseguiu a imunização. “Na última quinta, fui pela primeira vez na UBS Teixeiras e já estava em falta. Desde então, todos os dias ligo para várias UBSs e sempre me dão como resposta a disponibilidade apenas da bivalente para idosos. Já fui nas unidades Centro Sul, Santa Luzia e Teixeiras”, conta. O atraso, para ela, é prejudicial. “Assim que tomei a terceira dose, tive efeitos colaterais, então preferi esperar para vacinar nas férias. Mas estou com uma viagem internacional programada para o fim do mês. Estou com medo de não conseguir completar meu esquema vacinal até lá”, confessa.
A Tribuna entrou em contato com a SES-MG, que, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, informou que a segunda remessa de vacinas Pfizer pediátrica contra a Covid-19 para as doses de reforço (5 a 11 anos) chegou na quarta (8) para o estado. Para a área de abrangência da Regional de Juiz de Fora, são esperadas 6.180 doses, que devem chegar a partir do dia 16, para serem disponibilizadas aos municípios. A SES-MG explicou ainda que segue as diretrizes do Ministério da Saúde para aplicação da vacina contra a Covid-19 e que a aquisição do imunizante é feita pelo órgão federal, que envia para o estados.
Bivalente continua disponível
Segue, no entanto, a aplicação da vacina bivalente em pessoas com 70 anos ou mais ou imunossuprimidos com 50 anos ou mais. As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelo município, de 8h às 10h30 e de 13h às 16h. Nas quintas, as UBS funcionam excepcionalmente das 13h às 14h30. No Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), de 8h às 12h.
A Secretaria de Saúde (SS) explicou que, para receber o imunizante bivalente, é necessário que a pessoa esteja vacinada com pelo menos duas doses contra a Covid-19, respeitando o intervalo de quatro meses. A vacina também vai ser aplicada em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O novo imunizante oferece proteção tanto contra o vírus original da doença como contra a variante ômicron.
A vacinação de primeiras, segundas e terceiras doses para as crianças de seis meses a menores de cinco anos acontece no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), de 8h às 11h30 e de 13h às 16h.