Juiz de Fora atingiu, na última semana, a meta de 95% de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde. Segundo levantamento da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, o percentual acumulado de 96,87% foi alcançado no dia 2 de fevereiro. No entanto, as ações adotadas para ampliar a imunização continuam. O objetivo agora é ultrapassar 100% de cobertura, considerando que muitos moradores de outras cidades foram vacinados em Juiz de Fora e contabilizados no levantamento.
Por conta do novo objetivo, as ações de ampliação da cobertura vacinal continuarão acontecendo, conforme a Secretaria de Saúde. Agentes comunitários de saúde e de endemia continuarão visitando todas as casas de 25 bairros da cidade, elencados como áreas prioritárias por já terem ocorrências de macacos mortos com suspeita de febre amarela. A ação tem como objetivo verificar os cartões de vacinação de todos os moradores destas regiões e orientar aqueles que ainda não se vacinaram.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as orientações de vacinação continuam as mesmas: devem se vacinar pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos e que não receberam nenhuma dose da vacina durante a vida. Idosos com mais de 60 anos e grávidas devem procurar orientação médica antes de se vacinar.
Dengue
Além de se vacinar contra a febre amarela, a pasta orienta a população a continuar se empenhando em eliminar os criadouros do Aedes aegypti, para evitar também casos de dengue, zika e chikungunya. Segundo informações do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (9), as visitas de agentes de endemia para verificar focos do mosquito continuarão ocorrendo, mas a população deve fazer sua parte, verificando e eliminando possíveis criadouros do Aedes.