A partir desta segunda-feira (9), leitores da Tribuna de Minas poderão acessar o novo site do jornal, que conta com uma interface mais dinâmica, ágil e atualizada. Para se adaptar às necessidades do público, a redação realizou uma pesquisa de mercado para ouvir a opinião dos leitores a respeito da estrutura do portal e do material consumido, assim evoluindo a distribuição de conteúdo jornalístico confiável em meio a era digital.
O layout do site anterior, criado em 2014, foi projetado para dar maior navegabilidade para pessoas que estavam acessando pelo computador. No entanto, este perfil foi se alterando ao longo dos anos, chegando ao cenário atual, quando cerca de 85% do tráfego é gerado a partir de smartphones.
Há cerca de um ano e meio, a necessidade do site passar por uma adequação técnica surgiu para que o desempenho no celular fosse melhor. Com as mudanças implementadas, o novo site do jornal conta com uma leitura mais acessível com letras em fontes maiores e mais espaçadas, as páginas estão carregando mais rápido, as matérias terão melhor distribuição de imagens e a quantidade de banners com anúncios foi reduzida.
O site da Tribuna de Minas hoje conta com um média de 1,5 milhão de usuários únicos por mês, o que gera entre 4,5 milhões e 5 milhões de visualizações nas páginas do portal. De acordo com o editor do jornal e coordenador de Internet, Eduardo Valente, foi possível entender por meio de pesquisa, desenvolvida pela Campi, empresa júnior da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o que os leitores esperam do jornal na internet.
“Essa mudança técnica e visual reforça nosso compromisso com esse público gigante que acessa o site, para além da fronteira de Juiz de Fora, que confia na Tribuna e na sua credibilidade. E nós vamos continuar fazendo aperfeiçoamentos para manter o nosso conteúdo cada vez mais relevante”, afirma o editor.
A forma de apresentar as notícias também passou por alterações. Quando a versão anterior do site foi inaugurada, o conceito seguia a divisão das páginas do impresso, separadas por editorias, como cidade, política, economia, cultura, esporte, entre outros. No novo portal, os conteúdos são misturados e a capa do site, que tem disponíveis quatro modelos distintos, é definida de acordo com as notícias de maior relevância no momento.
Publicidade garante acesso gratuito
Na pesquisa, a principal queixa dos leitores foi em relação ao vídeo com publicidades que aparece ao clicar para ler as matérias. A diretora-geral da Rede Tribuna de Comunicação, Márcia Neves, explica que a empresa optou por não usar o recurso de assinatura dos leitores para usar o site, o meio escolhido foi a monetização por meio de anúncios ao assistir um vídeo para ler a reportagem.
“O site é livre, mas ele tem um custo, conteúdo de qualidade e credibilidade tem um custo. Além das propagandas distribuídas entre os banners, optamos pelo vídeo, que aparece apenas uma vez por dia para cada leitor e muito rápido, 30 segundos no máximo. Isso é o que garante o conteúdo gratuito.”
“Nós temos toda uma estrutura para dar prioridade ao site da Tribuna para divulgar informações em tempo real. Mas essa estrutura precisa ser paga, não só de internet e servidor, como também de jornalistas, deslocamento para ir até a notícia, e não é de interesse da empresa cobrar o usuário pelo o acesso à informação. Uma das formas encontradas para fazermos isso é através de banners publicitários que mantêm o site livre de pagamento”, explica Eduardo Valente.
O novo site também oferece um espaço maior para produtos produzidos originalmente para o digital, como o podcast. Além disso, dá mais visibilidade a outras formas da Tribuna de se comunicar com os leitores, como as redes sociais e a assinatura de Newsletter, que divulga os principais fatos de Juiz de Fora e região por e-mail.
“O site é multiplataforma, estamos comunicando em várias linguagens agora. Recentemente, começamos o projeto de newsletter que vai abrir espaço também para o publieditorial. Acredito que o alcance no geral seja bem maior”, destaca a diretora-presidente da Rede Tribuna de Comunicação, Suzana Neves.
A diretora-presidente do jornal observa que a flexibilidade do site permite atrair parcerias comerciais sem prejudicar a navegação do internauta. “Hoje a inovação é a matéria-prima de qualquer empresa, temos que estar sempre inovando e o comportamento do consumidor mudou muito, principalmente durante a pandemia. Hoje seu foco tem que ser entender as expectativas do cliente e acredito que com o novo site teremos várias oportunidades de atender essas demandas dos leitores.”
Novo site, nova parceria
O lançamento do novo visual do site da Tribuna coincide com a chegada de uma importante parceria. Agora, o jornal é associado ao Portal Metrópoles, um dos maiores veículos de informação por meio digital do Brasil.
Nesta parceria, todo o conteúdo produzido pela Tribuna, de interesse nacional, será replicado no Metrópoles. Ao mesmo tempo, a Tribuna também poderá divulgar as notícias da redação do Metrópoles em seu site.
“É mais conteúdo para os nossos leitores, que acessam o nosso site não somente para saber o que acontece em Juiz de Fora e região, como também com o que é notícia no Brasil e no Mundo”, destaca Eduardo Valente.