Mais de 22,4 mil estudantes estão inscritos para fazer as provas dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entre o próximo domingo (14) e terça-feira (16), das 14h às 18h. A partir desta quarta, dia 10, os estudantes poderão saber seu local de prova, por meio do comprovante definitivo de inscrição, que será disponibilizado no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese), a partir das 11h. O documento deve ser, obrigatoriamente, acessado e impresso pelo candidato e apresentado nos dias das provas. A UFJF informa que não enviará o comprovante pelos Correios e nem o entregará pessoalmente.
No domingo, primeiro dia de avaliação, serão aplicadas as questões objetivas e, nos demais, as oito provas dissertativas. Apenas no módulo III serão realizadas questões discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato, num total de quatro avaliações. Os estudantes devem atentar para o fato de só poderem permanecer junto a eles durante a prova os objetos de identificação e os materiais para execução das provas (caneta com corpo transparente, de cor azul ou preta, lápis, borracha sem protetor e régua transparente). Também serão permitidos alimentos de embalagens pequenas, água em garrafa transparente e medicamentos.
Ainda conforme a UFJF, não é permitido o uso de boné, chapéu, óculos escuros e relógios de qualquer tipo. É passível de eliminação os candidatos que fizerem uso de aparelhos eletrônicos, tais como celulares, calculadoras, mp3, mp4 e similares. Além de Juiz de Fora, que vai receber 17.147 do total de inscritos nos três módulos, as provas serão aplicadas em Governador Valadares (2.306 inscritos), Volta Redonda (1.245), Muriaé (1.200) e Conselheiro Lafaiete (562).
O resultado final do módulo III será divulgado no dia 12 de fevereiro de 2015, e as notas dos módulos I e II no dia 23 de março de 2015. O Pism é responsável por 30% das admissões na UFJF e disponibiliza 1.152 vagas para o campus de Juiz de Fora, em 59 opções de graduação com entrada direta, e 250 para o campus avançado de Governador Valadares, em dez opções. Dessas vagas, 50% ficam reservadas, em cada um dos cursos, para os egressos de escolas públicas.