Site icon Tribuna de Minas

Vigilância Sanitária estabelece medidas de enfrentamento à Covid-19 para comércio

Fluxo intenso de pessoas pode ser visto nas ruas centrais, preocupa autoridades e representa ameaça a trabalhadores de atividades consideradas essenciais (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

O Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), emitiu uma Nota Técnica, de número 11/2020, estabelecendo as principais medidas que devem ser implantadas pelos estabelecimentos comerciais para enfrentamento à Covid-19.

Além da já recomendada higiene intensa de ambientes, móveis e pontos estratégicos com solução alcoólica a 70%, o documento ressalta que o fechamento e a desinfecção total do estabelecimento, por empresa especializada, em caso de identificação de funcionários positivos para Covid-19, ficam a critério da empresa.

PUBLICIDADE

Também cabe ao estabelecimento aferir a temperatura de todos os funcionários, no início e no final do turno. Pessoas que apresentem temperatura igual ou superior a 37,5ºC devem ser orientadas a buscar assistência médica. A empresa deve ainda garantir o fornecimento regular e adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), levando em consideração o tipo de função desempenhada.

Segundo a Dvisa, caso algum funcionário apresente sintomas gripais, este deve ser encaminhado para avaliação médica. O profissional de saúde é que deverá indicar, ou não, o afastamento ou retorno ao trabalho, bem como a necessidade de testar para o coronavírus. A Nota Técnica n°11/2020, completa, está disponível no link: pjf.mg.gov.br.

PUBLICIDADE
Exit mobile version