Atualizada às 21h05
Um rapaz de 17 anos foi baleado na cabeça, na Rua Jarbas de Lery Santos, em frente à Praça do Riachuelo, no Centro, às 16h30 desta segunda-feira (8). Segundo a Polícia Militar, testemunhas relataram que a vítima atravessava a rua quando foi alvejada por, pelo menos, três tiros. Populares e comerciantes contaram que ouviram ao menos seis estampidos. O adolescente ainda teria corrido, mas o atirador voltou a disparar quando o alvo já estava caído no meio da via. A ousadia da ação, em plena luz do dia e em uma via movimentada, chamou atenção e assustou a população. Houve correria e pânico.
Segundo informações da mãe do adolescente aos militares, a família é moradora do Parque das Águas, Zona Norte, e teria ido ao Centro fazer compras. Ela afirmou que saiu para fazer um lanche quando ouviu os tiros. Ao sair do estabelecimento, viu que era o filho que havia sido baleado. O suspeito estaria a pé, segurando um capacete, e fugiu em seguida. As calçadas e um ponto de ônibus nas imediações estavam lotados. Um comerciante, 23, contou que houve tumulto. “Todos correram para dentro das lojas para se abrigar.”
O adolescente foi socorrido pelo Samu, e a viatura ficou parada na rua por mais de 30 minutos para fazer os primeiros socorros. A Rua Jarbas de Lery Santos ficou fechada, provocando retenções no trânsito das vias adjacentes. A subcomandante da 30ª Companhia, tenente Evelyn Souza, disse que, a princípio, a motivação do crime seria uma rixa entre gangues. Cerca de uma hora depois, o suspeito do crime, um adolescente de 16 anos, foi apreendido no Monte Castelo, Zona Norte. A arma do crime, um revólver calibre 38 com seis munições deflagradas, foi encontrada com ele. Ele foi abordado por policias da 269ª Companhia e confessou a tentativa de homicídio.
Segundo a PM, a vítima já teria baleado o suspeito. Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, até às 21h de segunda, ele estava entubado no HPS, aos cuidados da cirurgia geral, sendo ainda avaliado pela equipe de neurocirurgia.