As equipes de vacinação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciaram, nesta segunda-feira (8), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos trabalhadores da saúde e idosos em instituições de longa permanência que já foram imunizados com a primeira dose. O intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de duas a quatro semanas para quem tomou a vacina Coronavac, e de até 12 semanas para o imunizante Astrazeneca. A vacinação na cidade teve início em 20 de janeiro. Até a manhã desta segunda, de acordo com dados do vacinômetro da PJF, quase 15 mil pessoas já haviam sido vacinadas no município.
A Secretaria de Saúde pontuou que diferente de outras campanhas de vacinação que ocorrem diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a imunização contra o coronavírus, neste primeiro momento, está sendo realizada pelas equipes de vacinação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, que vão até os locais para realizar a ação.
Conforme a pasta municipal, essa logística tem sido adotada pela maioria dos municípios brasileiros, já que a vacinação é feita através de uma lista nominal enviada pelos estabelecimentos de saúde com as informações sobre os trabalhadores que estão em atividade. Para conferir mais segurança e confiabilidade ao processo, a PJF informou que está utilizando a plataforma Busco Saúde, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Ao todo, a cidade já recebeu 25.393 vacinas para aplicação da primeira dose. A primeira remessa contabilizou 15.155 doses (da Coronavac), e a segunda, 10.238 (7.900 da vacina de Oxford, produzida pela AstraZeneca, e 2.338 da Coronavac). Para a aplicação da segunda dose, Juiz de Fora tem disponível 15.155 doses de Coronavac.
Demais grupos
Segundo a Prefeitura, a imunização dos demais grupos depende da chegada de novas remessas à cidade. A vacinação de idosos não institucionalizados ainda não começou. Desta forma, assim que a Secretaria de Saúde for notificada pelo Governo estadual sobre a data e o quantitativo de novas remessas, a divulgação das demais etapas de imunização será feita pelo site da PJF.
De acordo com a pasta, 14.992 pessoas na cidade já receberam doses, sendo 842 idosos em instituições de longa permanência; 821 trabalhadores de saúde de instituições de longa permanência; e 13.329 trabalhadores da saúde.