Entre as ações empreendidas, destaca-se a operação “Lei Seca”, com o uso do etilômetro, objetivando reduzir o número de acidentes e a direção irresponsável por motoristas embriagados. Para proporcionar mais segurança aos foliões, a PM disporá gradis em todo o entorno da concentração da Banda Daki, como forma de filtrar e destacar pessoas suspeitas de estarem portando materiais ou objetos que possam comprometer a segurança.
Desta forma, abordagens policiais serão realizadas a pessoas em via pública com a meta de proporcionar o aumento da segurança. Assim, a PM orienta a população para que colabore, durante a abordagem, a fim de que os indivíduos fiquem calmos e tranquilos e acatem as orientações dos militares. No entorno do evento, a corporação vai reforçar o patrulhamento para inibir casos de arrombamentos de carros e residências, roubos a transeuntes e tráfico de drogas.
O monitoramento por meio das câmeras do “Olho vivo” também vai estar ativo, valendo como mais um recurso. A PM ainda destaca que, como forma de garantir a transparência das ações, vários policiais estarão portando câmeras que gravarão todo o trabalho policial durante o desfile.
Ainda estão previstos diversos pontos de bloqueio em locais estratégicos da cidade para abordar pessoas, veículos e coletivos urbanos de forma a garantir maior segurança e impedir o acesso de pessoas mal intencionadas.
Policiamento reforçado na região
Desta sexta-feira (09) até 14 de fevereiro, a 4ª Região da Polícia Militar vai reforçar o policiamento nos 86 municípios de sua abrangência com a “Operação Carnaval 2018”. Conforme a PM, a ação irá contar com grande efetivo de policiais militares e viaturas empregados em Juiz de Fora e nas demais cidades da Zona da Mata, uma vez que, a cada ano, a programação do carnaval cresce e adquire status de evento de grande porte, com destaque para os municípios de Rio Novo, São João Nepomuceno, Rio Pomba, Cataguases, Além Paraíba, Rio Preto, Mar de Espanha, Lima Duarte, Matias Barbosa, Tombos e São Miguel do Anta, além de Juiz de Fora.