Site icon Tribuna de Minas

Quatis são resgatados no Vale do Ipê e soltos no Jardim Botânico

PUBLICIDADE

Três filhotes de quatis foram resgatados no Vale do Ipê, em Juiz de Fora, nesta terça-feira (7). Os animais estavam em uma área urbanizada do bairro quando foram encontrados por um casal que mora na região. Eles foram recolhidos e encaminhados ao veterinário, que verificou que estavam saudáveis. Logo após, a soltura foi realizada no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

(Foto: Hélcio Lavall)

De acordo com Breno Moreira, vice-diretor do Jardim Botânico, que participou do processo de soltura, o espaço já possui uma grande família de quatis e alimentos em abundância para a espécie. Dessa forma, os filhotes podem sobreviver e futuramente se reproduzir. “Em Juiz de Fora residem várias populações de quatis, que podem ser encontradas em vários fragmentos de floresta, como no Morro do Cristo, Mata do Vale do Ipê, da UFJF, entre outras.”

PUBLICIDADE

Breno ainda explica que os quatis são mamíferos que costumam viver em bando, se alimentam de frutos e pequenos insetos. “Mas, muitas vezes, podem buscar alimento em áreas urbanas”, afirma. Eles são ótimos escaladores e podem buscar comida até mesmo no topo de árvores, mas também se alimentam de frutos caídos no chão, o que facilita a visualização dos animais.

(Foto: Hélcio Lavall)
(Foto: Hélcio Lavall)
Exit mobile version