Site icon Tribuna de Minas

Mulheres devem procurar Uaps

PUBLICIDADE

Para lembrar as mulheres de que o cuidado com a saúde tem que ser diário, instituições de Juiz de Fora fizeram uma programação especial para celebrar o Outubro Rosa e incentivar as mulheres a prevenir os principais cânceres que atingem esse público: o de mama e o de colo de útero. Conforme o subsecretário de Atenção Primária à Saúde, Thiago Horta, atividades, como palestras e teatro, estão sendo realizadas nas unidades de atenção primária à saúde (Uaps), que receberam decorações temáticas. Segundo o subsecretário, o Ministério da Saúde recomenda que seja feito exame clínico nas mulheres de 40 a 49 anos. Para isso, elas devem procurar a sua Uaps de referência e pedir para realizar a marcação desse exame, que deve ser feito anualmente. Já as mulheres entre 50 e 59 anos precisam fazer a mamografia de rastreamento a cada dois anos. O caminho para a realização desse exame pelo SUS é ir a uma Uaps e pedir para agendar uma consulta para conseguir o encaminhamento para a mamografia. O preventivo deve ser realizado a cada três anos em mulheres de 25 a 59 anos.

Conforme Thiago, aumenta a procura de mulheres pelos exames nesta época. “A campanha ajuda na conscientização, mas para a gente, o ano inteiro é rosa. Temos uma portaria que determina que todas as unidades têm obrigação de realizar a agenda programada para a mamografia das mulheres da faixa etária indicada.”

PUBLICIDADE

A Ascomcer também está com programação especial. Na primeira semana de outubro, foi realizado o mutirão de mamografia, no qual foram disponibilizados 200 exames. Todas as vagas foram preenchidas. “Mas estamos com uma campanha na nossa rede particular. Como o SUS fornece a mamografia apenas para mulheres de 50 a 69 anos, estamos oferecendo o exame por R$ 60, quase a metade do preço normal, para aumentar a rastreabilidade em mulheres que estão fora da faixa etária de cobertura do SUS”, explica a assessora de Comunicação da instituição, Sara Tellado. Quem quiser marcar a mamografia, pode entrar em contato pelo telefone 3311-4026. A campanha não tem data para terminar.

Além disso, o hospital irá realizar, no próximo dia 16, na UFJF, a Corrida Solidária da Ascomcer. “É um evento beneficente com o objetivo de atrelar a importância da prática de exercícios físicos a prevenção do câncer”, explica Sara. As inscrições podem ser realizadas até amanhã, e o valor da taxa é de R$ 50. A programação do Outubro Rosa da Ascomcer ainda conta com palestras, apresentações do Coral Ascomcert e irá se encerrar com uma passeata informativa no dia 27.

PUBLICIDADE

O Sesc também está com programação especial. No feriado do dia 12, haverá um piquenique no Parque da Lajinha às 15h, onde as mulheres poderão receber orientações sobre o câncer de mama e a saúde da mulher. Já entre os dias 17 e 22, o Sesc realizará a Feira Rosa, das 8h às 11h e das 13h às 18h, na unidade de Juiz de Fora, onde as mulheres poderão se informar sobre as formas de prevenção da doença.

Exit mobile version