Site icon Tribuna de Minas

JF entre as mais amigáveis do país

PUBLICIDADE

Juiz de Fora está em 17º lugar na lista das cidades mais amigáveis do país. O ranking foi criado com base em comentários dos usuários da Expedia Brasil, braço da empresa norte-americana que é uma das maiores agências de viagens on-line do mundo. Em Minas, o município só perde espaço para Ouro Preto, que está no topo da lista, Poços de Caldas (8º) e Lagoa Santa (16º) em termos de acolhimento aos turistas.

Para a análise, foram levados em consideração o conforto hoteleiro e os motivos para visita, como hospitalidade, comodidade e tranquilidade. Na descrição da Expedia, Juiz de Fora é citada como referência da Zona da Mata, cujo ponto de encontro é o Calçadão da Rua Halfeld. “O povo hospitaleiro e os artistas da Feira de Artesanato da Praça São Mateus se orgulham dos costumes de sua gente. Um exemplo é o “melhor torresmo do Brasil” servido no Bar do Bigode, desde a década de 70. E para apreciar uma vista sem igual, o lugar é o Morro do Imperador.”

PUBLICIDADE

Para a Expedia, as dicas e as sugestões dos viajantes são fundamentais na hora de o turista escolher entre tantas alternativas. Para a empresa, o ranking pode ser considerado na definição de um destino em uma próxima viagem. “Quando pensamos nas férias, além das atrações e dos inúmeros roteiros de diversão, no fim o que importa é saber que estamos em boas mãos. Seja nos serviços do hotel, no tipo de cozinha e restaurantes oferecidos no destino, e, ainda, na hospitalidade e na cultura de seu povo.”

Pesquisa local

PUBLICIDADE

Estudo “O turista que a cidade tem, a cidade que o turista quer”, elaborado pelo Departamento de Turismo da UFJF e divulgado em setembro, apontou os problemas identificados pelos turistas na cidade. O transporte público foi umas das principais queixas, incluindo falta de ônibus nos horários noturnos, escassez de táxis e inexistência de serviços como mototaxi e Uber. Dentre os entrevistados que utilizaram o serviço de táxi, ninguém avaliou como ótimo, e as opiniões se dividiram entre bom e regular/ruim.

A rede hoteleira recebeu boa avaliação, tendo como pontos fortes a recepção e o atendimento, as instalações e as localizações. Já alguns dos problemas relatados foram a ausência/qualidade da internet e os horários de atendimento do room service. A ausência de estabelecimentos típicos/ regionais e a ampliação dos horários de atendimento são demandas que foram apontadas. Outros problemas citados foram a falta de farmácias 24 horas e de postos de informação, além do número pequeno de livrarias, cinemas e teatros.

PUBLICIDADE
Exit mobile version