Site icon Tribuna de Minas

Chuva de granizo surpreende juiz-foranos na tarde desta sexta

No Centro, pedestres buscaram abrigo nas marquises (Foto: Fernando Priamo/06-10-15)

PUBLICIDADE

Atualizada às 10h05

Os juiz-foranos foram surpreendidos, na tarde desta sexta-feira (6), com uma pancada de chuva acompanhada de trovoadas e granizo em vários pontos do município. As pedras de gelo foram observadas em bairros da Cidade Alta, da Zona Nordeste e também no Centro, conforme relato de leitores à Tribuna. No momento da tempestade, por volta das 15h30, estava abafado na cidade, com máxima de 29 graus e umidade relativa do ar superior a 65%. Ao longo do dia, a máxima chegou a 30,2 graus.

PUBLICIDADE

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas de instabilidade atuam na região Sudeste do país, favorecendo as precipitações. Esta situação é considerada comum para esta época do ano, pois novembro está incluído na estação chuvosa que, historicamente, segue até março. Este mês, a previsão é de acumulado de chuvas de até 191 milímetros, se considerada a média histórica. Até o início da noite de ontem, a soma das precipitações nos seis primeiros dias alcançava 40,8 milímetros, o que representa 21,4% do esperado.

No fim de semana, a instabilidade deve permanecer, com possibilidade de novas pancadas de chuvas a qualquer momento. Elas poderão vir acompanhadas de granizo, trovoadas e rajadas de ventos. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), no fim de semana, os termômetros deverão oscilar entre 17 e 24 graus.

PUBLICIDADE
Exit mobile version