Após monitoramento nas redes sociais, a Patrulha de Prevenção ao Homicídio (PPH-Sul) da Polícia Militar, apreendeu dois adolescentes, 15 e 17 anos, e prendeu um jovem, 18, todos suspeitos de integrarem o “Bonde dos Malditos”, do Bairro Jardim Gaúcho. O grupo teria envolvimento em diversas ocorrências violentas na Zona Sul, inclusive homicídios. Outros dois adultos também foram detidos, e arma, munições e drogas, apreendidas. A manobra aconteceu no último sábado, após jovens dos bairros Vale Verde e Jardim Gaúcho, que são rivais, trocarem ameaças de morte pela internet. “Além disto, estava marcada uma chopada no sábado, onde os adolescentes do “Bonde dos Malditos” estariam armados, aguardando um possível confronto com a gangue rival”, disse o sargento responsável pela ocorrência, Rômulo Segantini.
Segundo ele, foi pedido à Vara da Infância e da Juventude um mandado de busca e apreensão na casa do adolescente, 17, apontado pela polícia como o líder da gangue. Ao chegarem no imóvel, no Jardim Gaúcho, policiais surpreenderam o suspeito dentro da casa. No entanto, ele conseguiu fugir pela lage e foi pulando por diversas outras residências, até ser localizado.
No quintal da casa do suspeito, a PM abordou um jovem, 18, que também mora no local. Ele tentou escapar, e sua mãe, 34, teria ajudado na tentativa de fuga e acabou presa. Com o rapaz, os militares encontraram uma pedra de crack e embalagens para embalo de entorpecentes. No mesmo endereço, com outro adolescente, 15, foram encontrados 11 papelotes de cocaína. Dentro do bolso de uma calça pendurada no varal, a PM localizou mais cinco papelotes da mesma substância. No imóvel, havia balança de precisão e uma porção de maconha, e, na laje por onde o suspeito fugiu, foram apreendidos 33 papelotes de cocaína e 35 pedras de crack.
Na delegacia, os policiais verificaram um mensagem suspeita no celular do adolescente de 17 anos. “Ele se comunicava com um homem falando sobre uma ‘peça’, jargão que significa arma de fogo. Outra equipe foi atrás desta pessoa, também moradora do Jardim Gaúcho, que confessou estar guardando a arma, uma pistola calibre 765, para o menor. A pistola foi encontrada, e o homem preso”, disse Segantini, acrescentando que com o suspeito, 32, também foram localizadas porções de cocaína. O adolescente de 17 anos foi acautelado no Centro Socioeducativo, os outros envolvidos foram ouvidos e liberados.
Revólver em chopada
Já na chopada, onde havia denúncia de que haviam pessoas armadas e usando drogas, a PM localizou um revólver calibre 32 com seis munições. A arma estava com um adolescente, que, ao ver os policias, dispensou o objeto entre duas paredes de alvenaria. Dentro de um buraco em uma das paredes do imóvel policiais encontraram uma garrucha calibre 22. Pelo chão, foram encontradas diversas porções de cocaína e maconha. Um homem de 32 anos, que seria organizador do evento, foi preso.