Mais de 40 mães participaram neste sábado (6) da terceira edição da “A Hora do Mamaço”, organizada pelo Grupo Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa ( Amma), realizado no Campus da UFJF. A proposta é estimular as mulheres a amamentarem seus filhos em locais onde desejarem, além de ampliar o acesso à informação, como cuidados e benefícios que a prática proporciona à saúde da mulher e do bebê. O evento aconteceu simultaneamente em mais de 80 cidades do país. A ação também fez parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada entre 1º e 7 de agosto.
Conforme a jornalista Malu Machado, da coordenação da Amma, em relação à edição 2015, houve crescimento na participação não só das mães, mas dos pais também. “Mais de dez homens acompanharam o evento e a troca de informações em nossa roda de conversa. Enquanto movimento social, o Amma quer mostrar que a maternidade não é uma experiência apenas da mulher, mas do casal como um todo”. Malu ainda destaca que o grupo busca trabalhar toda a família, para que a mulher se sinta amparada e tenha consciência de suas escolhas como mãe.
O leite materno tem todos os nutrientes que a criança precisa para se desenvolver nos seis primeiros meses de vida, não sendo necessário dar nenhum outro alimento, nem mesmo água. O alimento ainda garante a imunidade, protegendo o bebê de várias doenças.