Atualizada às 17h41
Cerca de 20 funcionários da Caixa Econômica Federal e outros integrantes do Sindicato dos Bancários fizeram nesta quinta (6) manifestações reivindicando a convocação de dois mil concursados em todo país. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata, Robson Marques, há atualmente um déficit de cerca de cinco mil pessoas no quadro de funcionários da Caixa no Brasil. “Isso porque o banco estimulou a aposentadoria de algo em torno de três mil pessoas. Como a Caixa concentra serviços de vários programas sociais do Governo, como Bolsa Família, PIS/PASEP, entre outros, o volume de trabalho é muito grande e os funcionários já estão sobrecarregados”, esclarece o presidente, acrescentando que o movimento foi realizado nacionalmente, em várias praças da Caixa.
Segundo Robson, a convocação destes concursados já estava acordada na convenção coletiva. O processo seletivo foi realizado em 2014 e tem validade até junho de 2016. “Vários concursados estão apoiando as manifestações e a demanda por contratações e convocações também será pauta da campanha salarial dos bancários.” Os manifestantes já passaram pelas agências da Rua Halfeld com a Avenida Getúlio Vargas, da Avenida Rio Branco e por volta de meio-dia estavam na Rua Oscar Vidal, onde há mais uma unidade do banco e a superintendência da Caixa. Até o fim do dia, o grupo passou pelos bairros para colar cartazes nas unidades lá instaladas.
A manifestação aconteceu em outros municípios brasileiros. Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a Caixa Econômica Federal informou que a contratação dos candidatos aprovados ocorre de acordo com a disponibilidade orçamentária e as diretrizes estratégicas para os negócios e sustentabilidade da empresa. “O concurso foi realizado para composição de cadastro de reserva, sem obrigatoriedade de aproveitamento de todos os candidatos. Em todo país, desde o início do período de validade do novo certame, em junho de 2014, foram admitidos mais 1.576 candidatos em 2014 e 970 candidatos em 2015. O concurso possui validade até junho de 2016.”