As aulas na Escola Estadual Batista de Oliveira, que deveriam ter sido reiniciadas na última quinta-feira após o carnaval, só puderam ser retomadas nesta segunda-feira (6) em decorrência de seis roubos ocorridos na escola no período de um mês. Com o retorno das atividades, uma assembleia com pais de alunos foi realizada no início da noite desta segunda, para que todos fossem informados sobre os problemas de segurança que a escola tem vivido. Uma manifestação para conscientizar a comunidade sobre as invasões também está marcada para esta terça, às 9h, em frente à escola, localizada no Bairro Costa Carvalho, na região Sudeste.
“A assembleia foi marcada porque queremos informar a todos sobre os nossos passos, para que não haja dúvida sobre nossas ações. É uma questão de respeito com a comunidade que está ao nosso lado. Eles merecem uma satisfação da escola sobre o que está acontecendo”, explica a vice-diretora, Ananda Elisabeth Fernandes. Sobre a manifestação, ela destaca que o objetivo é chamar a atenção da comunidade e das pessoas que moram no entorno da escola.
Na tarde desta segunda-feira, a instituição ainda aguardava posicionamento da Superintendência Regional de Ensino (SRE). “O comando da Polícia Militar tem trabalhado de forma bastante efetiva. Eles colocaram patrulhamento 24 horas no entorno do colégio, então sempre tem uma viatura para garantir nossa segurança. A Prefeitura também já começou a limpeza de terrenos próximos à escola, e estamos aguardando a resposta da Superintendência.”
Solidariedade
Apesar das dificuldades que a instituição tem enfrentado, o clima nessa segunda-feira era de tranquilidade e solidariedade. “A volta às aulas foi bastante tranquila. Já esperávamos a curiosidade dos alunos, que queriam passar onde as portas ficaram arrombadas e ver os estragos, mas ficamos surpresos com a solidariedade de toda a comunidade”, conta Ananda. Conforme a vice-diretora, diversos pais de alunos se manifestaram com o objetivo de arrecadar recursos para repor os 13 computadores, sete ventiladores, 30 caixas de piso, lâmpadas, fiação, utensílios de cozinha e material escolar, de escritório e esportivo, roubados somente durante o recesso de carnaval.
“Os alunos voltaram querendo saber quando será realizada uma festa para arrecadar fundos, e os pais se solidarizaram e ofereceram para arrecadar material para a realização de um show de prêmios para ajudar a instituição. A comunidade tem colaborado muito com a nossa causa, e isso tem sido muito importante.”