Vereadores, professores da UFJF e técnicos da Defesa Civil estiveram nesta quarta-feira (6) na represa Doutor João Penido, na Zona Norte de Juiz de Fora. A visita técnica integra o cronograma criado pela Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal para conhecer as barragens localizadas na cidade e saber quais as condições de segurança das estruturas. Na terça-feira (5), o grupo visitou a Barragem da Pedra e a Barragem dos Peixes, ambas de propriedade da Nexa Resources – antiga Votorantim Metais-, em Igrejinha. De acordo com o Legislativo, a proposta é reunir informações para serem repassadas à população. Uma audiência pública para tratar o assunto deve ser realizada na segunda quinzena de fevereiro.
LEIA MAIS
- Barragem em Igrejinha vai dobrar capacidade de rejeitos
- Vereadores de JF defendem protocolo para monitorar barragens
A barragem da represa Doutor João Penido é administrada pela Companhia Municipal de Saneamento (Cesama), que também opera as represas de São Pedro e Chapéu D’Uvas. Na classificação de riscos, as duas primeiras apresentam nível médio, e a terceira, nível baixo. Com relação aos danos potenciais, o que corresponde aos problemas causados numa situação de ruptura, o nível é alto, tendo em vista que todas elas estão localizadas próximas a comunidades. As explicações foram dadas pelo Diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.
Na ocasião, Marcelo também explicou quais as medidas de segurança adotadas pela Companhia. “O risco (de rompimento) sempre existe para qualquer tipo de barragem, por isso, estamos nos cercando de todos as formas possíveis para evitar o problema.” O presidente da Comissão de Meio Ambiente José Márcio (Garotinho, PV) avaliou a importância de se ter o grupo in loco nas barragens. “É nosso papel buscar os esclarecimentos necessários para informar a população, sobretudo, após o acontecimento em Brumadinho.”
Também estiveram presentes no encontro os vereadores Júlio Obama Jr. (PHS), Marlon Siqueira (MDB), Sargento Mello Casal (PTB) Vagner de Oliveira (PSC), Wanderson Castelar (PT), os professores da Faculdade de Engenharia da UFJF, Gislaine dos Santos, Jordan Henrique de Souza e Tatiana Rodriguez, e os técnicos da Defesa Civil.