Site icon Tribuna de Minas

Temperatura máxima despenca 11 graus

PUBLICIDADE

Em 24 horas, a temperatura máxima observada em Juiz de Fora declinou 11,1 graus. De acordo com dados do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (5) os termômetros não passaram dos 19,8 graus, sendo que, na quinta-feira, foi registrado 30,9 graus. Além deste declínio, a sexta-feira começou nublada e com chuvas em áreas isoladas. A instabilidade é causada pela passagem de uma frente fria no litoral no Estado do Rio de Janeiro, que causa aumento da umidade e do volume de chuvas em parte da região Sudeste do Brasil. Conforme o Inmet, esta condição deverá permanecer no sábado, com termômetros oscilando entre 17 e 22 graus. A partir de domingo, a possibilidade de chuvas diminui.

De acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil, as precipitações, iniciadas na noite de quinta-feira, resultaram em 13 ocorrências, todas registradas entre a noite de quinta e o fim da manhã de sexta. A região Norte foi a mais afetada, com oito chamados, seguida pela Nordeste, com três. As zonas Sudeste e Leste contabilizaram um atendimento cada. Os destaques estão todos na Zona Norte, sendo uma queda de árvore na Barreira do Triunfo, uma rua danificada no Residencial Miguel Marinho, e o desabamento de muro, no Santa Isabel. Também houve o rompimento de uma ponte improvisada em uma área conhecida como Ponte Nova, no Distrito Industrial. Conforme a Defesa Civil, uma equipe esteve no local, fez vistoria técnica e orientou os moradores, mas por se tratar de uma área de invasão, a infraestrutura não pode ser fornecida.

PUBLICIDADE

Em Filgueiras, Zona Nordeste, o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) registrou acumulado de 53 milímetros até o fim da tarde de sexta-feira, e a Rua Orlando Riani, que corta boa parte do bairro, ficou completamente inundada. Problema semelhante foi observado em vias dos bairros Jóquei Clube, Ponte Preta, Distrito Industrial e também na Avenida JK, altura do Bairro Cidade do Sol, todos na região Norte.

Conforme a média histórica do Inmet, que leva em consideração as chuvas registradas nos últimos 30 anos, dezembro deverá terminar com acumulado próximo a 327,1 milímetros. Até o fim da tarde de sexta-feira, o índice estava em 25,8 milímetros no pluviômetro do órgão, instalado no Campus da UFJF. Este valor corresponde a 7,8% do esperado.

PUBLICIDADE
Exit mobile version