Site icon Tribuna de Minas

Montagem de palco adia Festa Alemã para próxima semana

PUBLICIDADE
Posição do palco foi um dos motivos de desacordo (Foto: Olavo Prazeres)

A tradicional Deutsches Fest, conhecida como Festa Alemã, que este ano chega à 24ª edição, será adiada para a próxima semana. Segundo a organização, o evento terá início na próxima quinta-feira (13) e terminará no domingo seguinte (23). Inicialmente, a festa começaria nesta quinta-feira (6) e terminaria no domingo (16). Contudo, as alterações de trânsito nas ruas do Bairro Borboleta, onde acontecem as festividades, serão mantidas, como na Rua José Lourenço, fechada desde o começo da semana para as intervenções. Desta forma, conforme esquema divulgado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), quem precisa acessar o bairro neste sentido deve usar a Rua Antônio Stephan. No sentido oposto, o condutor deve optar pela Rua Tenente Paulo Maria Delage e depois tomar a Rua Antônio Stephan.

A possibilidade de adiar a data da festa foi ventilada na noite desta terça (4) pelo Corpo de Bombeiros, após uma reunião realizada entre a corporação, os organização, a Prefeitura e o Convention Bureau, na qual foram apresentadas algumas exigências que ainda não haviam sido cumpridas. Segundo o comandante da 3º Companhia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros, capitão Leonardo Nunes, os problemas encontrados durante a vistoria, ocorrida na última segunda-feira (3), foram o número de tendas – além do previsto no projeto – e a posição onde o palco estava sendo montado. Ambos os fatores estavam em desacordo com a instrução técnica da corporação que trata de eventos temporários, presente na Lei 14.130/2001, que dispõe sobre a prevenção contra incêndio e pânico em espaços de uso coletivo.

PUBLICIDADE

“Diante deste fato, a organização tinha duas opções: mudar a estrutura do evento conforme proposto no documento apresentado, o que poderia manter a data da festa, ou entrar com uma nova documentação para fazer as alterações. Mas, com esta opção, o evento teria que ser adiado, pois não teríamos tempo hábil para realizar uma nova vistoria. Desta forma, eles decidiram adiar e fazer as adequações”, explicou Nunes.

Coordenador geral disse que vistoria foi feita quando palco ainda não estava totalmente montado (Foto: Olavo Prazeres)

Em entrevista à Tribuna nesta quarta-feira (5), Salcio Del Duca, coordenador geral da Deutsches Fest, explicou que o palco é destinado às apresentações artísticas e não para o público, como uma arquibancada, e que suporta até 450 mil quilos. “A vistoria foi antecipada, quando o palco ainda não estava todo montado. Na interpretação da empresa contratada para a montagem, a estrutura estaria de acordo com a lei. Desde que a festa passou para a Rua José Lourenço, há três anos, o palco é montado no mesmo lugar. Mas decidimos, em comum acordo entre as partes, por mudar a data para realizar as adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros. Acreditamos que em uma semana conseguiremos fazer os ajustes solicitados”, finalizou.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

 

PUBLICIDADE

160 anos da imigração

Neste ano, a Deutsches Fest comemora os 160 anos da imigração germânica para Juiz de Fora. Há previsão de 3.000m² de área coberta, com 12 restaurantes, 12 cervejarias de Juiz de Fora e região e 12 boxes de artesanato em uma estrutura montada na Rua José Lourenço, no Bairro Borboleta. Haverá estacionamento para 500 veículos.

Exit mobile version