Inscrições para o Pism 2020 começam nesta segunda-feira

Processo pra preenchimento de 2.303 vagas será exclusivamente on-line e vai até o dia 26 de agosto


Por Tribuna

05/08/2019 às 11h26

A partir das 15h desta segunda-feira (5), os estudantes de ensino médio que desejam participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão se inscrever para o processo seletivo. O cadastro deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do portal da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), até as 18h do dia 26 de agosto. A edição deste ano irá ofertar um total de 2.303 vagas em 76 cursos. Destas, 1.903 são para o campus de Juiz de Fora, separadas em 66 cursos, e as demais 400 vagas são para Governador Valadares, em dez cursos.

Após preencher o formulário on-line, é necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser realizado atè as 20h do dia 27 de agosto, exclusivamente pelo Banco do Brasil. Há, entretanto, a possibilidade de isenção para candidatos que possuam CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS). Alunos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou com bolsa total em escola privada também podem solicitar a isenção. O pedido deve ser feito entre os dias 5 e 11 de agosto, na área do candidato, no portal do Pism.

PUBLICIDADE

O requerimento de atendimento especial deve ser realizado no mesmo prazo das inscrições, de 5 a 26 de agosto, também de forma on-line. A legislação que define as pessoas que se enquadram nos grupos de atendimento especial está definida previamente no edital do Pism.

Sistema de cotas

Seguindo as regras das últimas edições, o processo seletivo contará com a reserva de vagas feita por meio de cotas, separando grupos A, A1, B, B1, D, D1, E e E1, todos para candidatos advindos de escolas públicas, mas diferenciados por renda, raça ou grupo étnico e deficiência. O edital também define os grupos C (ampla concorrência) e F (exclusivo para estudantes surdos interessados em ingressar no curso de Letras/Libras). Apesar de entrarem no rol de pessoas que podem pedir a isenção da taxa de inscrição, os alunos bolsistas oriundos de escolas privadas não são contemplados com as vagas reservadas.

Provas

As provas dos três módulos acontecem nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, das 13h às 17h30. O comprovante definitivo de inscrição deverá ser impresso pelos próprios candidatos, a partir das  15h do dia 19 de novembro, até o meio-dia do dia 1º de dezembro. No documento serão indicados os locais de prova, que poderão ser realizadas, além de Juiz de Fora, nas cidades de Governador Valadares (MG), Muriaé (MG), Volta Redonda (RJ) e Petrópolis (RJ). Esta será a primeira vez que Petrópolis recebe a aplicação das provas do Pism. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem entregará pessoalmente.

Os resultados do último módulo do programa têm divulgação prevista para o dia 7 de janeiro, com notas finais no dia 16. Já os dois primeiros módulos terão resultados no dia 10 de março e nota final no dia 18 do mesmo mês, após recursos.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: pism

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.