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Acidentes caem 41% na 040

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O número de acidentes na BR-040, entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, teve uma redução de 41% desde o início da operação dos 16 radares na rodovia, instalados há quatro meses. Conforme levantamento divulgado pela Concer, empresa que administra o trecho, foram 72 registros nos pontos fiscalizados eletronicamente entre 18 de fevereiro e 21 de junho deste ano, contra 122 ocorrências no mesmo período de 2014, ou seja, 50 casos a menos. A gestão dos radares é de competência da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em trechos como o km 74, na descida da Serra de Petrópolis, o resultado foi comemorado. No local, onde antes foram cinco acidentes, nenhum caso foi registrado durante os quatro meses. O mesmo se deu no km 65 (sentido Juiz de Fora), em Petrópolis (RJ), onde também não houve acidentes este ano. Outras reduções ocorreram no km 73 (79%), também na altura da serra; no km 815 (67%), em Simão Pereira, km 92 e 87 (60%), em Petrópolis, km 87 (50%), em Duque de Caxias, entre outros. De acordo com a análise da Concer, o funcionamento dos radares impôs uma conduta mais prudente dos motoristas. A empresa reforça a recomendação de que o usuário respeite a sinalização e os limites de velocidade.

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O chefe da delegacia da PRF em Juiz de Fora, inspetor Armstrong Carvalho, disse que a corporação também sentiu a diminuição de acidentes e explicou que a queda aconteceu de uma forma geral na rodovia, e não apenas nos trechos monitorados. “Constatamos que houve essa redução, não apenas por conta dos radares fixos, mas também pela fiscalização de radares móveis que realizamos ao longo de toda a BR. Infelizmente nossa cultura ainda é relacionada com a necessidade da multa.”

 

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Outro trecho

A concessionária responsável pela manutenção da BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília (DF) confirmou a instalação de mais 20 radares no trecho. Em Minas Gerais são 16, sendo 13 apenas na altura de Belo Horizonte. Para que eles comecem a operar, porém, ainda é preciso aprovação dos pontos de instalação por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que ainda não ocorreu. A Tribuna tentou informações com a agência durante uma semana, mas as demandas não foram respondidas.

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Além destes novos radares, a partir de janeiro, todos os outros 86 equipamentos já instalados serão de responsabilidade da Via-040. Antes, os serviços de manutenção e emissão das multas eram feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Conforme a concessionária, o pedido de homologação dos radares já foi protocolado junto à agência, mas ainda não há uma resposta.

Caso a homologação não ocorra até dezembro, as multas só poderão ser emitidas se forem reconhecidas pela PRF. Em outras estradas que passaram para a iniciativa privada recentemente, a homologação demorou mais tempo que o período de responsabilidade do Dnit. Na Fernão Dias, entre Belo Horizonte e São Paulo, por exemplo, a burocracia fez com que os radares instalados ficassem sem poder multar por mais de um ano.

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