Na abertura do evento, especialistas nas áreas de saúde e arquitetura irão realizar uma roda de conversa para abordar a prevenção de quedas, um dos problemas mais comuns entre os idosos. Segundo o gerontólogo e membro da Comissão Municipal dos Idosos, José Anísio da Silva (Pitico), as quedas provocam consequências graves, como fraturas que comprometem a qualidade de vida e a saúde, como imobilidade e dependência, além do alto índice de mortalidade pós-cirúrgico.
Apesar da melhoria na qualidade de vida dos idosos de Juiz de Fora nos últimos anos, Pitico destaca que a população ainda precisa se conscientizar sobre os cuidados e os direitos da pessoa da terceira idade, por isso, a Semana Municipal do Idoso é importante para que as pessoas se envolvam com a causa.
Ainda durante a programação, a Câmara realizará, na terça-feira, data em que se comemora o Dia Municipal do Idoso, uma sessão especial em homenagem aos idosos centenários de Juiz de Fora. A sessão será a partir das 17h, no plenário Legislativo. A Câmara cadastrou 23 idosos acima de cem anos – 15 mulheres e oito homens – que serão homenageados neste dia.