Prefeitura libera autosserviço em restaurantes de Juiz de Fora

Decreto, que estabelece protocolos para a retomada segura da atividade, foi publicada nesta sexta


Por Tribuna

05/02/2021 às 19h31- Atualizada 06/02/2021 às 15h21

O decreto 14.303/202, que libera o autosserviço (self-service) em restaurantes, na faixa vermelha do programa municipal de enfrentamento à Covid-19, foi publicado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta sexta-feira (5). A norma estabelece protocolos para a retomada segura da atividade, como a obrigatoriedade da utilização de máscara de proteção, esterilização das mãos e distanciamento de, pelo menos, dois metros entre os clientes.

Conforme a regra, os estabelecimentos deverão afixar cartazes com os procedimentos a serem seguidos, inclusive instruindo os clientes a não falarem ao servir. Já o espaço de disposição dos alimentos deve ser coberto com armação de acrílico ou equivalente, periodicamente higienizada, bem como todas as mesas utilizadas pelos clientes.

PUBLICIDADE

A liberação, conforme a PJF, atende à solicitação do setor, encaminhada por meio do “Fórum Municipal em Defesa da Vida”. “Desde a criação do programa municipal, estamos promovendo reuniões individuais com cada segmento, para tratar da retomada das atividades não contempladas no primeiro momento. Todas as sugestões estão sendo apreciadas com a contrapartida de atendimento a protocolos de segurança e o envolvimento dos setores na conscientização de funcionários, clientes e população”, destaca o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sidic), Ignacio Delgado, coordenador do Fórum.

Orientação para quadras poliesportivas e academias

Também nesta sexta, a PJF publicou uma orientação acerca do funcionamento das quadras poliesportivas e academias. Em seu comunicado, a Administração municipal solicita a atenção dos proprietários de tais estabelecimentos sobre as normas para abertura durante a pandemia.

De acordo com o decreto 14.276/2021, as atividades esportivas nas academias de ginástica estão autorizadas, na Faixa Vermelha do programa municipal de enfrentamento à Covid-19 “Juiz de Fora pela Vida”, respeitando as orientações sanitárias de segurança e seguindo os protocolos pré-estabelecidos para o funcionamento.

Porém, como ressalta a PJF, as atividades esportivas coletivas realizadas em quadras e clubes só estarão autorizadas na Faixa Laranja do Programa Juiz de Fora pela Vida.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.