Site icon Tribuna de Minas

JF tem mais um dia de chuva forte, e Inmet emite novo alerta para a região

PUBLICIDADE

A primeira semana de outubro deve ser marcada por tempo instável em Juiz de Fora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que ocorra ligeira queda na temperatura máxima tanto nesta terça-feira (5), quanto quarta (6). Nesses dias, os termômetros não devem ultrapassar os 25 graus. Segundo o climatologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, tal condição se dá devido à presença de pancadas de chuva, somada a uma massa de ar frio que avança sobre a região. “A queda ocorre principalmente nas máximas, que, nos últimos dias, ultrapassaram a casa dos 30 graus.”Nesta segunda, a aferição oficial do 5º Distrito de Meteorologia apontou 27 graus de máxima, e mínima de 17, 4.

O dia também foi marcado por pancadas de chuva isoladas na cidade, por vezes fortes, inclusive com registro de granizo em alguns pontos. As pancadas se concentraram especialmente entre a madrugada e a manhã desta segunda e, novamente, no fim da tarde e início da noite. Pelo acumulado total, foram 36 milímetros de precipitações nesta segunda no Campus da UFJF , onde é feita a marcação do Inmet. A Defesa Civil emitiu, na tarde desta segunda, alerta para tempestades na região.

PUBLICIDADE

As fortes rajadas de vento, de até 85km/h, também chamaram atenção na região da Cidade Alta. Bombeiros e Defesa Civil, no entanto, não registraram ocorrência até por volta das 18h.

Forte precipitação atingiu parte da cidade durante o fim da tarde; ventos chegaram a 85km/h Foto: Fernando Priamo

Mais chuva

As precipitações estão previstas ao longo de toda a semana. Nesta terça, a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O Inmet emitiu um alerta destacando para o risco de tempestades (de 20 a 30 milímetros/h ou até 50 milímetros/dia), acompanhadas de rajadas de vento ocasionais (da ordem de 40 a 60 km/h), com possibilidade de precipitação de granizo em pontos isolados em toda a Zona da Mata.

PUBLICIDADE
Exit mobile version