O aposentado Carlos Alberto Pifano, 80 anos, conta que, todos os anos vai até o PAM para receber a dose. “Sempre venho no primeiro dia de campanha. Tem mais de dez anos que vacino e, desde então, nunca mais gripei”, ressaltou. Para outro aposentado, Wilson de Aquino, 86, a imunização também tem sido eficaz. “Graças a ela, tenho tido invernos mais tranquilos. A vacina funciona de verdade”, disse.
Além de pessoas acima de 60 anos, o público-alvo da campanha engloba crianças de seis meses a cinco anos; gestantes; doentes crônicos com a receita médica; trabalhadores em saúde e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto). A meta da Prefeitura, assim como a do Ministério da Saúde, é imunizar 80% de cada público-alvo, que no total, corresponde a 117 mil pessoas.
Para a enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) e coordenadora da ação no PAM, Simone Maria de Oliveira, a movimentação foi muito boa e a expectativa é que se repita nos próximos dias. “Assim conseguiremos alcançar a meta sem precisar prorrogar o prazo”.
Pessoas gripadas podem se vacinar normalmente, exceto aquelas que estiverem com febre. Neste estágio, a enfermeira recomenda que sejam aguardados alguns dias para receber a dose. “Quem for diagnosticado com dengue deve aguardar de 30 a 45 dias para tomar a vacina, uma vez que a pessoa apresenta imunidade baixa, o que pode trazer complicações.”
Em 2014, 26 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o Brasil, o que representa 86,3% da população-alvo. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é aumentar este número para 39 milhões. Em dias úteis, as doses serão disponibilizadas em todas as Uaps, das 8h às 17h, além da sala de vacinas no 3º andar do PAM Marechal. No próximo sábado, acontece o “Dia D Contra a Gripe” em várias regiões da cidade, sendo a principal delas o Calçadão da Rua Halfeld.