Mais onze caminhões de lixo e entulho, que estavam dentro de uma residência no Bairro Santo Antônio, região Sudeste, foram retirados pelo Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) entre esta quarta (3) e quinta-feira (4). No último dia 27 de março, a Sala de Operações da Dengue – cujas ações combatem focos do mosquito Aedes aegypti – já havia atuado no local e retirado outros quatro caminhões de resíduos do quintal da moradia, totalizando 12 toneladas de entulho. A ação desta semana contou ainda com fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas (PJF) e guardas municipais.
Segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), durante toda a força-tarefa no Bairro Santo Antônio, um dos locais que concentra grande número de casos de dengue e chikungunya, 2.166 imóveis foram vistoriados pelos agentes de combate a endemias. Deste total, 191 foram resgatados, ou seja, estavam fechados, mas os agentes conseguiram localizar os proprietários.
Os agentes também trataram, com larvicida, 1.533 depósitos, eliminaram outros 461 e telaram 28 caixas d’água destampadas. O bairro já recebeu cinco aplicações de inseticidas a ultra baixo volume (UBV), preconizadas para o controle do vetor Aedes aegypti. Na próxima semana, outra aplicação será realizada nos quarteirões com maiores números de notificações do Bairro Santo Antônio.
Durante esta semana, agentes também aplicaram UBV nos bairros Benfica, Borboleta e Granjas Betânia, além de terem aplicado larvicida em todas as marquises da Rua Santa Rita, região central da cidade, conforme a PJF.