A aproximação de uma frente fria já modificou o tempo em Juiz de Fora nesta segunda-feira (4). Para alívio dos juiz-foranos, depois de três dias com temperatura máxima acima dos 33 graus, o dia terminou com marcação de 26,7 graus, a menor medição apontada pelos termômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, neste ano de 2019. A mínima do dia foi de 19,8.
LEIA MAIS: Janeiro é o mais seco em 48 anos
Para efeitos de comparação, no sábado, a máxima chegou aos 34,2, a maior temperatura oficial na cidade desde setembro de 2015, quando fez 35,3 graus. Já neste domingo, os termômetros chegaram aos 33,6 graus, quase 7 a mais do que o verificado nesta segunda.
Possibilidade de chuva
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais amena seguirá durante a semana. Para esta terça-feira (5), os termômetros devem variar entre 21 e 28 graus. Além da redução na temperatura, a atuação da frente fria favorece o transporte de umidade para o Brasil Central e Sudeste, aumentando a nebulosidade e favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva por toda Minas Gerais. Para Juiz de Fora, há a possibilidade de trovoadas em áreas isoladas da cidade.