Os foliões precisam estar atentos para não cair ou trombar em obstáculos, como galhos de árvores, placas de sinalização e localização. Os trios devem ter uma barreira de proteção de 92cm, para evitar queda das pessoas de cima dos veículos. Se houver algum tumulto, a orientação do militar é para que a pessoa se afaste da aglomeração imediatamente. “Em caso de queda ou atropelamento de alguém, é importante manter a vítima no local e acionar o socorro.” Outra recomendação é não ingerir bebida alcoólica se for dirigir.
Fogos de artifício
O uso de fogos de artifício e serpentinas metálicas é também outro grande risco do período. Os fogos são responsáveis por queimaduras e lesões graves e, no caso das serpentinas, o contato desses objetos com a rede elétrica pode provocar curto circuito. As serpentinas metálicas, inclusive, tiveram sua comercialização, distribuição e utilização proibidas desde 2012, conforme Lei Estadual 20.374/12.
As crianças também devem ser mantidas por perto. “É importante o responsável colocar na criança algum tipo de acessório com identificação”, recomenda o tenente. Em caso de a criança se perder, esse acessório com as informações pessoais facilita a localização dos pais. Ao encontrar uma criança perdida, ela deve ser levada até um agente público de segurança. Se perder uma criança, procure-a na delegacia mais próxima.
Em caso de emergências, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, o Samu pelo 192 e a Policia Militar pelo telefone 190.