Nas próximas duas semanas, a Zona Norte receberá um importante investimento: a região terá sua primeira faculdade, uma unidade da Estácio de Sá, que será instalada no Bairro Nova Era, com 22 cursos de graduação a distância (administração, análise e desenvolvimento de sistemas, ciências contábeis, comércio exterior, gestão ambiental , gestão comercial, gestão da tecnologia da informação, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, gestão hospitalar, gestão pública,
história, letras (inglês e português), logística, marketing, matemática, negócios imobiliários, pedagogia, processos gerenciais, serviço social e sistemas de informação) e opções de pós-graduação presenciais e a distância (cujos cursos ainda não foram divulgados). As inscrições para o processo seletivo estão abertas no site da Estácio e as aulas começam ainda em fevereiro.
O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Bruno Siqueira na manhã desta quarta (4). A implantação se deve ao fato de a Estácio ter atingido, junto ao Ministério da Educação (MEC), o patamar de Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora. “É uma conquista muito importante, pois com este status de centro universitário, poderemos abrir unidades em diversos pontos da cidade. A Zona Norte foi escolhida como o primeiro local pela demanda de alunos que moram na região e precisam de mais de uma condução para chegar ao campus atual e também por conta do potencial de crescimento que ela apresenta”, destaca a diretora-geral da Estácio Márcia Medeiros, que estava presente na entrevista coletiva. A partir de junho, a unidade passará também a ter cursos presenciais de graduação.
Para o prefeito Bruno Siqueira, a implantação da universidade vem ao encontro de várias iniciativas em prol do desenvolvimento da Zona Norte. “A intenção de nossa administração sempre foi de descentralizar investimentos, o que é bom para a Zona Norte e também para a região Central, pois com o crescimento da cidade fora do eixo do Centro, a mobilidade, os serviços e a qualidade de vida tendem a ser melhores para o município como um todo, já que um local saturado é despolarizado e outra área passa a ter investimentos que não tinha”, ressaltou Bruno Siqueira, lembrando de outras iniciativas importantes que tendem a fortalecer a Zona Norte, como a implantação do Shopping Jardim Norte, a inauguração do Hospital Regional e instalação de uma fábrica da M Dias Branco, do setor alimentício, na região, cujo investimento será superior a R$ 300 milhões. “Estive em reunião com o vice-governador Antônio Andrade e o secretário do Estado de Desenvolvimento econômico Altamir de Araújo Rôso Filho para falar sobre este investimento que está em fase de negociação e terá um grande impacto não apenas para a região, mas para a cidade e também o estado”, afirmou Bruno.
O prefeito disse, ainda, que a Prefeitura dará todo suporte administrativo para a implantação da Estácio na Zona Norte, e que tem incentivado e apoiado investimentos diversos na região. “Vamos facilitar todo os processos administrativos a nosso alcance, como a obtenção de alvarás, de projetos que precisam ser submetidos à Lei municipal e outros. Também estamos fazendo isso em relação a investimentos diversos, como imobiliários e industriais, por exemplo.” O vereador Cido (PPS), atuante na Zona Norte, também participou da coletiva, e comemorou a iniciativa. “É uma demanda muito antiga da região, que hoje tem cerca de 120 mil habitantes. O impacto positivo será muito grande a curto e médio prazo com a facilidade de acesso ao ensino superior para a população local e a longo prazo, com a formação de mão de obra qualificada, que acompanha o desenvolvimento da região”, pontuou o parlamentar.
A requisição da instituição para alcançar o novo título recebeu parecer positivo da comissão do MEC, que visitou o atual campus de Juiz de Fora, situado no Bairro Cruzeiro do Sul, entre os dias 4 e 7 de agosto de 2014. Todas as dez dimensões avaliadas pela comissão receberam nota 4 ou 5, em uma escala que varia de 1 a 5. A nova unidade da Estácio de Sá na Zona Norte será instalada na Av. Juscelino Kubitschek, 4.885, no Bairro Nova Era. A área da sede tem 3 mil metros quadrados, podendo ser expandida para até 14 mil metros quadrados.