O prédio do Museu Mariano Procópio, que foi reaberto no dia 7 de setembro em comemoração ao Bicentenário da Independência Brasileira, passará por reformas. A licitação foi publicada na última quarta-feira (2) e determina a manutenção geral das salas internas do prédio, sendo uma no primeiro andar e dez no segundo, além do telhado. Após 15 anos fechado, a previsão é de que o segundo andar do prédio histórico seja reaberto ainda em dezembro deste ano, segundo o anúncio feito pela prefeita Margarida Salomão à Rádio Transamérica. Durante as obras, a Galeria Maria Amália continuará aberta à visitação.
A licitação foi feita na modalidade de pregão eletrônico, em que seria escolhida a empresa que oferecesse o menor preço. Inicialmente, o edital previa como referência o custo de R$ 259.131,77 pelos serviços prestados, mas a empresa contratada fechou o valor de toda a obra em R$ 258.990,00, uma redução de 0,05% no valor de referência. O edital foi promovido pela Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav) e a empresa ganhadora foi a Construtora União e Serviços Ltda.
De acordo com o edital, a empresa contratada será responsável pela pintura, recuperação de paredes e teto, instalação de gesso acartonado, sancas, dentre outras atividades no interior do prédio. A manutenção do telhado com impermeabilização de diversos pontos também será realizada.
As obras de reforma serão executadas tanto na parte interna quanto na externa do Prédio do Museu Mariano Procópio. Ao todo, onze salas vão ser restauradas, uma fica localizada no primeiro andar da Galeria Maria Amália, que já está aberta ao público, e as outras dez estão no segundo pavimento do prédio. Os serviços externos incluem o telhado em cobertura metálica do edifício, suas calhas de escoamento de água pluvial e no bocal de saída das mesmas.
Obras na Villa Ferreira Lage
Em relação às obras de restauração da Villa Ferreira Lage, que precisou ser fechada em 2008, a prefeita afirmou que as intervenções devem ser concluídas em março. Com isso, o museu será reaberto por completo até 2023. No final de outubro, funcionários do Museu Mariano Procópio, em parceria com a Empav, realizaram limpeza e manutenção das calhas da Villa.