Site icon Tribuna de Minas

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda em JF

PUBLICIDADE
Vacina é contraindicada para casos em que há imunodeficiências congênitas ou adquiridas, infecção pelo HIV, gestantes e pessoas com alergia grave (Foto: Olavo Prazeres)

Crianças com idades entre 6 meses e 5 anos são o público-alvo da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que começa na próxima segunda-feira (7) e vai até 25 de outubro. As vacinas estarão disponíveis nas 63 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) e no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (DSMCA). O Dia D para este público está marcado para o sábado, dia 19 de outubro, quando as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para aplicar as doses.

Crianças na faixa etária de 6 meses a 1 ano também receberão a vacina neste ano, conforme recomendação recente do Ministério da Saúde. A dose, no entanto, é chamada de dose zero, e não é válida para completar o Calendário Nacional de Vacinação da Criança, o que significa que, ao completar um ano, ela deverá receber a primeira dose e, ao chegar aos 15 meses, deve ser administrada a segunda para que a criança seja considerada imunizada. A mudança se deve à alta incidência de sarampo no Brasil, inclusive em Juiz de Fora, onde já foram confirmados cinco casos.

PUBLICIDADE

A segunda fase da campanha de vacinação será realizada entre os dias 18 e 30 de novembro e será voltada a adultos com idades entre 20 e 29 anos, com o Dia D de vacinação marcado para o dia 30, também no sábado. Nessa campanha, respeitando a orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e do Ministério da Saúde, a imunização contra o sarampo será seletiva, ou seja, serão vacinadas pessoas que não tiverem as duas doses da vacina tríplice viral registradas no cartão vacinal.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Há contraindicação da vacina para casos em que há imunodeficiências congênitas ou adquiridas (clínica ou laboratorial grave), infecção pelo HIV em pessoas com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula.
As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h. O PAM-Marechal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, na Rua Marechal Deodoro 496, Centor. O Departamento de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente funciona também de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h30, na Rua São Sebastião 772.

 

PUBLICIDADE
Exit mobile version