Atualizada às 19h15
Com o retorno às aulas, nesta segunda-feira (3), para o segundo semestre letivo, o fluxo de veículos, principalmente na área central de Juiz de Fora, teve um aumento de cerca de 20%. Mesmo assim, durante trajeto realizado pela Tribuna, no início e no final da tarde, nos horários de saída das aulas, não houve nenhum grande comprometimento do tráfego em vias próximas a grandes colégios, como avenidas dos Andradas, Rio Branco, Presidente Itamar Franco e Rua São Mateus.
[Relaciondas_post]
Por volta das 11h50, horário de saída dos estudantes do Colégio Santa Catarina, no Morro da Glória, uma pequena retenção foi observada nos dois sentidos da Andradas. De acordo com o comerciante Tadeu Garcia, 45 anos, que levou e buscou a filha, a situação esteve dentro dos padrões. Ele ainda afirmou que não encontrou dificuldade para chegar ao local nos dois horários.
Ainda na região, algumas tradicionais infrações foram observadas durante os cerca de 20 minutos em que a Tribuna esteve no local, como estacionamento e parada para embarque e desembarque em locais proibidos. Agentes de trânsito alertaram os condutores, além de orientarem o fluxo de veículos e a travessia dos jovens. Nenhuma ocorrência, no entanto, foi registrada. A movimentação foi ainda mais tranquila no Campus da UFJF. Como a instituição não retornou ao período letivo, poucos motoristas trafegavam pela região durante a passagem da reportagem.
Conforme a assessoria da Prefeitura, o volume de carros ficou dentro da estimativa. Nas ruas Professor Lindolfo Gomes e Francisco Brandi, nos fundos do Colégio dos Jesuítas, a Settra verificou melhorias no fluxo. No local, foram realizadas alterações na sinalização, com substituição de placas de embarque e desembarque por placas de pisca alerta de até dez minutos. O trecho era um dos gargalos do tráfego nesse período. No geral, conforme a assessoria, o trânsito fluiu bem na cidade, sem grandes retenções.