Site icon Tribuna de Minas

Ônibus com duas roletas entra em teste no domingo

PUBLICIDADE
Catracas ficam lado a lado agilizando o embarque de passageiros (Foto: Olavo Prazeres)

Entra em circulação em Juiz de Fora, a partir deste domingo (5), uma nova proposta de embarque no transporte coletivo urbano na cidade, que trará no interior do ônibus duas roletas ao invés de uma. A experiência será aplicada na linha 259, da empresa Ansal, que atende ao Bairro Santa Paula, região Leste, durante 90 dias. A medida quer otimizar o tempo de embarque nos pontos de ônibus e, dependendo do resultado, poderá ser ampliada para outras linhas.

As duas roletas serão colocadas uma ao lado da outra, no mesmo lugar onde já funciona a roleta tradicional. A nova roleta, conforme explica o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, será destinada exclusivamente a usuários dos cartões eletrônicos, tanto o de vale-transporte como o comum. A outra roleta permanecerá com o suporte do trocador e sua função habitual, que é receber todos os tipos de cartão, inclusive o de gratuidade, e o pagamento da tarifa com dinheiro. “Hoje 50% dos usuários de ônibus na cidade utilizam o cartão eletrônico para pagar a tarifa. Com isso, pode-se aumentar bem a velocidade de embarque. Será uma roleta de passagem rápida”, destaca. As catracas serão devidamente identificadas, e o cidadão contará com todo um apoio e informação visual. Além disso, serão distribuídos panfletos informativos.

PUBLICIDADE

Segundo Tortoriello, a linha 259 foi escolhida entre aquelas que apresentavam problemas quanto ao tempo de embarque e de viagem, que impacta, por sua vez, no trânsito e no descumprimento de itinerários. “Caso o tempo de permanência nas plataformas for reduzido, iremos abranger outras na cidade.” A linha 259 opera com um ônibus diário e transporta, diariamente, cerca de 800 passageiros. Para a adaptação, este coletivo perdeu um banco duplo, ou seja, dois lugares, passando a ter a capacidade de levar 36 pessoas sentadas.

Exit mobile version