Prefeitura disponibiliza linhas de ônibus extras para o Enem

Primeira prova do exame acontece neste domingo; candidatos devem atentar para regras do Inep


Por Tribuna

02/11/2019 às 07h00- Atualizada 02/11/2019 às 13h59

Em razão da realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) disponibilizará linhas extras de ônibus. A medida visa a atender os estudantes que realizarão as provas, principalmente em locais de maior concentração de candidatos. A prova tem duração de seis horas, com início às 13h e término às 19h. Os portões das instituições onde o exame será aplicado serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h.

Sendo assim, as linhas 213 e 215 (Bairu/Cruzeiro) farão atendimento extra à Faculdade Machado Sobrinho, no bairro Cruzeiro do Sul. A linha extra 213, sentido Cruzeiro do Sul, iniciará o trajeto às 11h30; a 215, às 11h15, no mesmo sentido. Para atender os candidatos que farão a prova na Faculdade Suprema, no Bairro Salvaterra, a linha 508 fará atendimento extra ao local, com saídas do Centro às 11h e às 11h30. Farão atendimento extra à Escola Estadual Nyrce Villa Verde, em São Pedro, as linhas 533 e 540. A linha 533 sairá do Centro às 11h30 e operará entre 16h e 20h neste domingo. No dia 10, quando ocorrerá o segundo dia de aplicação do exame, a mesma linha funcionará até as 19h30. A linha 540 funcionará com o quadro de horário dos dias úteis neste domingo.

PUBLICIDADE

A Settra também disponibilizou um cronograma com as linhas de ônibus disponíveis para transporte a todos os locais de prova em Juiz de Fora. Confira aqui.

Cuidados

Além do transporte que será utilizado até o local de prova, os candidatos também devem voltar sua atenção para detalhes que possam passar despercebidos. Para tanto, é importante que o estudante confira e revise orientações (ver quadro) estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas – e salientadas por especialistas. Especificidades aparentemente simples, como a cor da tinta da caneta com que o candidato preencherá o cartão-resposta, poderá desclassificá-lo. Portanto, é preciso atenção.

Às vésperas do primeiro domingo do Enem, quando serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, o Inep orienta que os candidatos confiram o exato lugar em que farão a prova. Na última segunda-feira (28), a menos de uma semana para o Enem, o órgão divulgou que cerca de 1,2 milhão de participantes ainda não tinham acessado o cartão de confirmação da inscrição, e que, portanto, ainda não sabiam onde fariam a prova. Para conferir o cartão, o candidato deve acessar o site do Inep, na página do participante, por meio deste link ou, então, baixar o aplicativo do Enem no celular. Além do local de prova, os estudantes podem conferir o número da sala onde farão o exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade.

Todas as instruções com detalhes e dúvidas frequentes podem ser averiguadas na página de orientação no site do Inep, por meio este link.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: enem

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.