Mais uma perseguição policial com disparos de arma de fogo foi registrada em Juiz de Fora nesta segunda-feira (2). Desta vez, o alvo era um carro roubado na última quinta no Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte, e que estava circulando pelo Vitorino Braga, região Sudeste. O veículo era dirigido por um adolescente de 17 anos, apreendido em flagrante. Ninguém ficou ferido.
De acordo com a Polícia Militar, já havia denúncia de que o automóvel levado em assalto quatro dias antes estava transitando por aquela área e causando transtornos no trânsito. Por volta das 9h30, uma equipe em patrulhamento avistou o carro passando em alta velocidade pela Rua do Monte. Ao receber ordem de parada, no entanto, o condutor teria iniciado fuga pelas ruas do bairro. Pelo menos outras quatro viaturas foram mobilizadas para ações de cerco e bloqueio.
A perseguição se estendeu até o Linhares, Zona Leste, onde foi montada a primeira barreira em uma rotatória. O motorista conseguiu transpor o obstáculo, jogando o veículo para cima dos militares, que revidaram com dois tiros de borracha. Conforme a PM, o suspeito continuou colocando a vida de pessoas em risco, inclusive de pedestres.
Ele acessou o Bom Jardim para retornar ao Vitorino e foi surpreendido por novo bloqueio, mas agiu da mesma forma para escapar e chegou a subir na calçada, chocando-se contra um automóvel estacionado. A PM tentou capturá-lo nesse momento, mas o jovem engatou a marcha a ré, acelerando na direção dos policiais. Em seguida, dois tiros de pistola ponto 40 foram disparados por um subtenente contra o pneu traseiro, e um cabo atirou três vezes com a mesma intenção.
Mesmo assim, o rapaz seguiu adiante até a entrada da Rua São José, onde ocorreu a terceira tentativa de interceptação. Diante da nova investida contra a PM, foram efetuados mais três tiros mirando o carro. O fugitivo decidiu abandonar o veículo danificado e correu, mas foi alcançado e detido dentro de uma borracharia.
Roubo
O carro envolvido na perseguição havia sido roubado no último dia 29. Na ocasião, dois jovens, de 21 e 22 anos, acionaram a PM afirmando terem sido rendidos com arma de fogo na Barreira do Triunfo. Eles contaram que retornavam do Centro para casa pela BR-040, quando acessaram a Avenida JK e pararam o veículo para necessidades fisiológicas. As vítimas acabaram sendo abordadas por quatro ocupantes de outro automóvel, que fizeram ameaças com revólver e levaram o carro. Ninguém foi preso.
Ao ser questionado, o adolescente apreendido alegou ter comprado o mesmo automóvel por R$ 200 de um usuário de drogas, mas não forneceu detalhes sobre a pessoa. Ele foi apreendido pelos atos infracionais análogos a tentativa de homicídio, dano, receptação e direção perigosa, sendo encaminhado ao plantão da 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha.
Troca de tiros
A ocorrência desta segunda-feira foi semelhante a outra registrada na última sexta, quando um jovem de 20 anos foi preso depois de uma intensa troca de tiros com policiais militares na Zona Norte. Ele também teria furado vários bloqueios e jogado o carro que dirigia para cima dos policiais, que foram alvos de disparos e revidaram. A perseguição por mais de 20 quilômetros teve início na AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040 e MG-353, após usuários denunciarem que o motorista estaria tentando roubar veículos na estrada. O suspeito chegou a abandonar o automóvel para se esconder em uma mata durante a noite, mas foi preso ao amanhecer depois de ser flagrado na varanda de uma residência. Durante a fuga para a mata, a PM chegou a disparar cerca de 30 tiros de pistola, mas ninguém foi alvejado.
Nesse caso, o jovem preso alegou ter pego o carro emprestado com um primo, mas se negou a identificá-lo. A PM levantou que o veículo havia sido alugado por um motorista de aplicativo, 40, detido um dia antes por falsa comunicação de crime de roubo envolvendo o mesmo automóvel. Todos os casos são investigados pela Polícia Civil.