Mais de 36 horas após a finalização do reparo de um vazamento na segunda adutora, responsável pela distribuição de 50% da água de Juiz de Fora, moradores de diferentes regiões da cidade ainda relatam problemas no abastecimento. Durante toda a quinta-feira (2), a Tribuna recebeu relatos e questionamentos de moradores de diferentes regiões sobre a falta d’água. Questionada, a Cesama emitiu uma nota informando que continua mantendo a produção em carga máxima para que o fornecimento seja regularizado.
Durante a manhã, os leitores relataram problemas na Zona Norte, na Cidade Alta, na região Leste e na Zona Sul. Ao longo da tarde, novas reclamações surgiram, englobando também bairros da Zona Sudeste. Diversos moradores da Vila Ideal, por exemplo, explicaram estar sofrendo com o desabastecimento. No Furtado de Menezes, a população reclama de falta d’água desde segunda-feira (27), sem que houvesse, sequer, água para beber.
Em alguns casos, houve instabilidade no fornecimento de água, como ocorreu em São Mateus, na Zona Sul, e no Bairro Santa Lúcia, na Zona Norte. Em determinados momentos, o abastecimento foi retomado, porém, interrompido logo em seguida.
A Tribuna questionou a Cesama sobre as razões técnicas para a demora na normalização do abastecimento e solicitou entrevista com um técnico para explicar como funciona o sistema. Entretanto, a companhia posicionou-se por meio de nota, em que informou que manteve a produção máxima e que, para atender todas as regiões e equilibrar o fornecimento de água em Juiz de Fora, está “realizando manobras no sistema de distribuição, que se recupera gradativamente.”