Dez novos leitos foram abertos, em fevereiro, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital Regional João Penido, gerido pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). A unidade, que é referência na cidade e na região em casos de média e alta complexidade, executou a ampliação para conseguir aumentar a oferta de cirurgias de alta complexidade e otimizar o tempo de internação, segundo sua assessoria.
Segundo o diretor do HRJP, Daniel Ortiz Miotto, por meio da assessoria, as equipes estão sendo reorganizadas para atender à demanda do Sistema Estadual de Regulação de Leitos. Ao todo, foram investidos mais de R$ 930 mil em infraestrutura para viabilizar o funcionamento da ampliação da UTI.
A expectativa é de que, com o aumento de leitos, as unidades de pronto-atendimento na região poderão ter as filas diluídas. No total, o hospital possui 176 leitos operacionais: 48 complementares (20 de UTI adulto, dez de UTI pediátrico e 18 de UTI neonatal), 18 leitos de alojamento conjunto e para gestação de alto risco, 26 leitos de enfermaria pediátrica, quatro leitos de isolamento, 45 leitos de clínica e cirurgia geral, 16 leitos de tisiologia sanitária e AIDS, 19 leitos de psiquiatria; além de quatro leitos extras para a dinâmica do serviços de gerenciamento de leitos, conforme a demanda.