Site icon Tribuna de Minas

Retorno do ano letivo na UFJF impacta trânsito

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

O retorno às aulas da UFJF, nesta segunda-feira (5), deve impactar na fluidez do trânsito em ruas e corredores de tráfego na cidade, principalmente nos horários de pico. Na Cidade Alta, as retenções são comuns na Avenida Presidente Costa e Silva e Rua José Lourenço Kelmer, que dão acesso ao Pórtico Norte, enquanto que o principal impacto da Zona Sul é observado na Avenida Itamar Franco, no entorno da Curva do Lacet, para quem chega ao centro universitário por meio do Pórtico Sul. Segundo a instituição de ensino, são esperados cerca de 20 mil estudantes já no primeiro dia de aula, entre graduandos e pós-graduandos.

Nesta sexta-feira (2), as retenções já eram observadas no início da tarde por quem passava pelo Bairro São Pedro, dando um demonstrativo do que pode ser esperado a partir da segunda. O movimento maior de carros era em razão do último dia de matrícula dos estudantes aprovados pelo Pism. Quem passava pelo local notava a grande quantidade de carros emplacados em outras cidades. Por volta das 13h, chegar ao campus, a partir do trevo de acesso ao Jardim Casablanca, demandava cerca de 15 minutos. Em dias de férias, o trajeto de aproximadamente 600 metros é vencido em menos de três minutos.

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

Procurada pela reportagem, a Settra informou que não haverá operação especial no trânsito nesta primeira semana de retorno às aulas, acrescentando que os coletivos que atendem a UFJF voltam aos horários normais de atendimento. As linhas 545 e 555 (Universidade), suspensas durante as férias, retornam atendimento. Já as linhas 525 e 535 (Universidade) estendem os horários de circulação, limitados desde o fim do último ano letivo.

 

PUBLICIDADE

Para o gerente do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito da Settra, Paulo Peron, os trabalhos de orientação e fiscalização do tráfego serão feitos pelos agentes. “Não é possível estimar o número de veículos que passam a circular na cidade a partir de agora, mesmo com o expressivo número de calouros, pois muitos podem chegar ao município de carro, com os pais, mas depois passarão a usar o transporte coletivo.” Para ele, por esta característica, os primeiros dias serão os mais tumultuados no tráfego, embora ele reforce que as infrações de trânsito serão coibidas sem tréguas.

Recepção

Segundo a UFJF, dos cerca de 20 mil estudantes do campus Juiz de Fora, 2.317 são calouros, cujas aulas iniciam já nesta segunda. Outra curiosidade é que 8.235 não são naturais de Juiz de Fora. Para acolher estes graduandos, haverá recepção na terça-feira (6), na Praça Cívica, durante um evento que contará com bate-papos, apresentações culturais e homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A UFJF reforça que trotes são proibidos, tanto dentro como fora da instituição de ensino, já que a lei municipal 13.028 veta esta prática em vias e logradouros públicos.

PUBLICIDADE
Exit mobile version