Estão previstas para serem entregues na segunda quinzena deste mês as obras do anexo da Penitenciária José Edson Cavalieri (Pjec), no Bairro Linhares, Zona Leste. O prédio irá abrigar 200 presos do regime semiaberto e está em fase final de construção. De acordo com informações da Secretaria de Estado e de Defesa Social (Seds), o investimento para o serviço e o mobiliário do espaço foi de R$700 mil, provenientes de multas pecuniárias aplicadas pela Justiça local. Das 30 pessoas empregadas na construção, 20 são detentos da própria penitenciária.
O anexo é destinado aos presos que trabalham fora durante o dia e retornam à penitenciária para dormir. Com a nova edificação, eles não terão mais contato visual com presos do regime fechado. A construção será dividida em alojamentos, que terão banheiros com água quente nos chuveiros, sala de convivência, televisão, sofá e mesas.
De acordo com informações da Seds, o juiz da Vara de Execuções Criminais da Comarca de Juiz de Fora, Daniel Réche da Motta, considera que a ampliação da Pjec traz grandes benefícios para a sociedade. “Esses presos estão em uma transição para o regime aberto, por bom comportamento. O local é uma forma de dizer a eles que foi importante cumprir a pena em todas as suas etapas”, explica o magistrado.
O diretor-geral da penitenciária, Daniel Luiz da Silva Nocelli, acredita que as novas instalações irão favorecer o trabalho dos agentes penitenciários e contribuir para a humanização na execução penal. “Além de agilizar a entrada e saída diárias de 200 presos, sem comprometer a segurança, os presos terão um ambiente mais ameno nos últimos meses no cárcere”, avalia Nocelli.