A volta às aulas da rede pública e particular de Juiz de Fora intensificou em 30% o fluxo de veículos no entorno das escolas da cidade, principalmente na região central, conforme a assessoria da Settra. Apenas na rede estadual de ensino, foram mais de 32.600 estudantes retornando aos bancos escolares para o segundo semestre letivo nesta segunda-feira (1). Uma parte dos cerca de 44 mil alunos da rede municipal também já retornou às aulas. No entanto, na maioria das escolas municipais, as aulas começam efetivamente nesta terça-feira (2). Conforme a Secretaria de Educação do município, nesta segunda, em muitas unidades, foram realizadas as reuniões pedagógicas com os docentes para planejamento das atividades.
Ainda nesta segunda-feira, os agentes de trânsito já retomaram os trabalhos de travessia nas proximidades dos colégios Santa Catarina, no Morro da Glória, Jesuítas e no Stella Matutina, ambos no Centro, e nas escolas estaduais Professor Quesnel, no Fábrica, Henrique Burnier, no Poço Rico, e Fernando Lobo, no São Mateus. Segundo a Settra, não houve modificações nas vias próximas.
Nos arredores da UFJF, o movimento está reduzido, já que os mais de 16 mil alunos da instituição entram de férias na próxima sexta-feira (5). O segundo semestre será iniciado apenas no dia 22 de agosto.