O serviço de manutenção da iluminação pública nos postes de Juiz de Fora, interrompido desde fevereiro, volta a funcionar na segunda-feira (4). A informação foi confirmada pela Prefeitura durante audiência na Câmara Municipal na última terça-feira (28). A interrupção no atendimento das demandas, que já havia sido noticiado pela Tribuna, ocorreu em razão de problemas no processo licitatório promovido para a definição da empresa terceirizada que prestaria o atendimento na cidade. Agora, os cerca de 1.800 pedidos pendente – que envolvem não apenas lâmpadas queimadas, como também falhas técnicas – deverão ser atendidos em até 60 dias, conforme anunciado pela PJF à Câmara Municipal.
Em matéria publicada pela Tribuna no início do mês de abril, a projeção da Prefeitura para a retomada do serviço de manutenção da iluminação pública em Juiz de Fora seria durante o mês de abril. Entretanto, o processo e o início dos serviços poderiam ser impactados pelo novo coronavírus, já que a empresa vencedora da licitação não é de Juiz de Fora e teria que fazer deslocamentos.
Conforme a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske, o atraso na contratação se deu porque a companhia que ficou em primeiro lugar na licitação, realizada em dezembro, foi rejeitada pela Procuradoria Geral do Município por ter débito ativo com a cidade e foi preciso acionar a segunda colocada. Com isso, o contrato já em vigor foi assinado somente em 30 de março e publicado no dia 17 de abril.
Durante o encontro, os vereadores relataram que todos os gabinetes estavam recebendo, constantemente, reclamações sobre postes sem iluminação, em todas as regiões do município. Para zerar a fila em 60 dias, um plano de atendimento foi traçado e entrará em funcionamento na segunda-feira. “A ideia é dividir as equipes por região e ir atender não só às solicitações que já estão registradas, mas também às demandas que as equipes verificarem durante o trabalho”, aponta Wanderlei representante da Secretaria de Obras e da Pró-Energia.
Quem deseja apresentar um pedido para manutenção de poste público deve acionar o telefone 3690-7004 e informar o número da placa amarela que fica no braço de luz dos postes. Caso não seja possível encontrar o número, o cidadão deve informar endereço completo, com ponto de referência.
Possibilidade de mudança na estrutura
A manutenção das lâmpadas públicas é realizada pelo setor elétrico e de iluminação da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) desde 2015. Com mais de 49 mil postes de iluminação em Juiz de Fora, a secretária Andréia destaca a necessidade de melhorar a estrutura do serviço de iluminação pública na cidade, através de mudanças estruturais. “A proposta altera a lei de criação da Empav e centraliza suas competências às atividades relacionadas à pavimentação e à recomposição asfáltica. As atividades de manutenção de parques e jardins e poda de árvores serão do Demlurb, enquanto os serviços relacionados à iluminação pública e à fabricação de artefatos de cimento serão centralizados pela Secretaria de Obras.”